Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Projecto de plantação de espécies autóctones em Alfândega da Fé distinguido com o Prémio Nacional de Sustentabilidade

 O Projeto “GREENValue – Valorização da Geração de Recursos Em Espaço Natural”, que foi implementado em algumas freguesias de Alfândega da Fé, em 2023, foi distinguido com o Prémio Nacional de Sustentabilidade, promovido pelo Jornal de Negócios


O projecto visava a plantação de espécies autóctones, nos terrenos florestais em risco de desertificação, bem como testar lamas tratadas, provenientes das ETAR da Águas do Norte, com o objectivo de melhorar a qualidade do solo.

Mário Lopes, presidente da União das Freguesias de Pombal e Vales, onde o projecto foi implementado, destaca ainda que foi colocada uma estação meteorológica nas plantações, que permite ter noção mais real do clima. “Estamos muito satisfeitos com o projecto, porque vimos recuperadas terras que estavam a desertificar e colocado o equipamento que permite ir tendo uma noção clara do clima da região”, avançou.

Só naquela união de freguesias foram plantados 20 hectares de terreno e recuperados outros dois. “Nesses 20 hectares, 18 hectares de sobreiros e dois de azinheiras, além de termos recuperado dois hectares de sobreiro que já estavam instalados, tinham nascido espontaneamente”, explicou.

Um prémio que, para o presidente, atesta que o trabalho foi bem feito e que mostra a importância de não deixar o território ao abandono.

O projecto, cofinanciado pelo COMPETE 2020, foi promovido por um consórcio de parceiros, constituído pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Resíduos do Nordeste, a Câmara Municipal de Alfândega da Fé, bem como pela Águas do Norte, líder do Consórcio. Além de Pombal e Vales, foi implementado em Gebelim e Soeima e Ferradosa e Sendim da Serra.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário