O Fórum Internacional de Estudos Globais (FIEG), organizado pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (UAb), realiza-se a partir de amanhã em Alfândega da Fé. A iniciativa junta cerca de 60 oradores e investigadores de várias nacionalidades, em 18 painéis onde se debaterão temas relacionados com as figuras construtoras da globalização. O FIEG vai já na quinta edição e é o maior de sempre.
O Fórum Internacional de Estudos Globais realiza-se nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2025, no Auditório Manuel Faria da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, a partir das 9h00. O Protocolo vai ser assinado no dia 23 de abril, pelas 19h00.
Fórum Internacional de Estudos Globais da Universidade Aberta
A partir de amanhã Alfândega da Fé recebe mais de 60 oradores em evento internacional
O Fórum Internacional de Estudos Globais (FIEG), organizado pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (UAb), realiza-se em Alfândega da Fé, nos dias 22, 23 e 24 de abril. A iniciativa junta cerca de 60 oradores e investigadores de várias nacionalidades, em 18 painéis onde se debaterão temas relacionados com as figuras construtoras da globalização. O FIEG vai já na quinta edição e é o maior de sempre.
O FIEG 2025 pretende proporcionar um espaço de reflexão e discussão sobre o papel de diferentes personalidades e instituições no processo de globalização, abordando perspetivas históricas, económicas, culturais e políticas. José Eduardo Franco, diretor do Centro de Estudos Globais da UAb, explica que “Neste Fórum vamos tentar conhecer e compreender os fenómenos da globalização a partir daqueles que são os seus construtores, ao longo da história da humanidade. No FIEG vamos receber investigadores de várias partes do Mundo, desde Timor, Brasil, Canadá e França, o que permitirá colocar Alfândega da Fé numa rede global de partilha de saber e conhecimento.”
O evento é organizado em parceria com o Município de Alfândega da Fé, o Instituto Francês de Imprensa (IFP), o Centro de Pesquisa e Análise Interdisciplinar sobre Mídias (CARISM) e o seu programa de Doutoramento em Ciências de Informação e da Comunicação da Universidade Panthéon-Assas – Paris II. Esta edição do FIEG será acreditada como ação de formação para professores e outros profissionais de educação e cultura.
Durante o congresso o Município de Alfândega da Fé e a Universidade Aberta vão assinar um Protocolo de Cooperação com vista à criação e estabelecimento de um Polo de Cultura e Ciência neste concelho.
O objetivo principal é criar condições, a nível local, para o desenvolvimento de projetos científicos e académicos, reforçando compromisso da autarquia com a melhoria da educação e com a promoção cultural, ao mesmo tempo que cria condições para a captação e retenção de talentos no território.
Eduardo Tavares, destaca a importância deste Pólo para o território “Vamos assinar o Protocolo com a Universidade Aberta, durante a realização do FIEG, o que nos permitirá assim criar o Polo de Cultura e Ciência em Alfândega da Fé, associado à cátedra Mestre José Rodrigues, uma figura cultural muito importante associada a Alfândega da Fé. Com a criação deste Polo vamos poder aprofundar e valorizar o trabalho que já fazemos nas áreas da educação, da cultura e da investigação, contando com o especial apoio e o conhecimento da Universidade Aberta. Será por isso uma mais valia para todos e será, certamente, uma boa oportunidade de capacitação e desenvolvimento da nossa comunidade e de atrair a comunidade científica para desenvolver projetos de investigação na nossa região.”
Domingos Caeiro, Vice Reitor da UAb refere que “O Polo de Cultura e Ciência será o terceiro a implementar pela UAb. Temos uma rede de dezoito centros locais de aprendizagem espalhados pelo território, que têm uma vertente mais instrumental de ligação com os estudantes. Os Polos vêm acentuar a transferência de conhecimento. Das missões fundamentais que as universidades têm, esta é uma delas e será isso que pretendemos através da criação deste Polo de Cultura e Ciência em Alfândega da Fé.”
Através desta parceria será possível promover a partilha de conhecimento e a dinamização da investigação académica no concelho, criando oportunidades para o desenvolvimento de projetos inovadores, para a formação de novos saberes e para o engrandecimento do território.
O Fórum Internacional de Estudos Globais realiza-se nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2025, no Auditório Manuel Faria da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, a partir das 9h00. O Protocolo vai ser assinado no dia 23 de abril, pelas 19h00.




Sem comentários:
Enviar um comentário