Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Nota de Imprensa | Fórum Internacional de Estudos Globais da Universidade Aberta

 O Fórum Internacional de Estudos Globais (FIEG), organizado pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (UAb), realiza-se a partir de amanhã em Alfândega da Fé. A iniciativa junta cerca de 60 oradores e investigadores de várias nacionalidades, em 18 painéis onde se debaterão temas relacionados com as figuras construtoras da globalização. O FIEG vai já na quinta edição e é o maior de sempre.


Durante o congresso o Município de Alfândega da Fé e a Universidade Aberta vão assinar um Protocolo de Cooperação com vista à criação e estabelecimento de um Polo de Cultura e Ciência neste concelho.

O Fórum Internacional de Estudos Globais realiza-se nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2025, no Auditório Manuel Faria da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, a partir das 9h00. O Protocolo vai ser assinado no dia 23 de abril, pelas 19h00.


Fórum Internacional de Estudos Globais da Universidade Aberta

A partir de amanhã Alfândega da Fé recebe mais de 60 oradores em evento internacional
O Fórum Internacional de Estudos Globais (FIEG), organizado pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (UAb), realiza-se em Alfândega da Fé, nos dias 22, 23 e 24 de abril. A iniciativa junta cerca de 60 oradores e investigadores de várias nacionalidades, em 18 painéis onde se debaterão temas relacionados com as figuras construtoras da globalização. O FIEG vai já na quinta edição e é o maior de sempre.
O FIEG 2025 pretende proporcionar um espaço de reflexão e discussão sobre o papel de diferentes personalidades e instituições no processo de globalização, abordando perspetivas históricas, económicas, culturais e políticas. José Eduardo Franco, diretor do Centro de Estudos Globais da UAb, explica que “Neste Fórum vamos tentar conhecer e compreender os fenómenos da globalização a partir daqueles que são os seus construtores, ao longo da história da humanidade. No FIEG vamos receber investigadores de várias partes do Mundo, desde Timor, Brasil, Canadá e França, o que permitirá colocar Alfândega da Fé numa rede global de partilha de saber e conhecimento.”
O evento é organizado em parceria com o Município de Alfândega da Fé, o Instituto Francês de Imprensa (IFP), o Centro de Pesquisa e Análise Interdisciplinar sobre Mídias (CARISM) e o seu programa de Doutoramento em Ciências de Informação e da Comunicação da Universidade Panthéon-Assas – Paris II. Esta edição do FIEG será acreditada como ação de formação para professores e outros profissionais de educação e cultura.
Durante o congresso o Município de Alfândega da Fé e a Universidade Aberta vão assinar um Protocolo de Cooperação com vista à criação e estabelecimento de um Polo de Cultura e Ciência neste concelho.
O objetivo principal é criar condições, a nível local, para o desenvolvimento de projetos científicos e académicos, reforçando compromisso da autarquia com a melhoria da educação e com a promoção cultural, ao mesmo tempo que cria condições para a captação e retenção de talentos no território.
Eduardo Tavares, destaca a importância deste Pólo para o território “Vamos assinar o Protocolo com a Universidade Aberta, durante a realização do FIEG, o que nos permitirá assim criar o Polo de Cultura e Ciência em Alfândega da Fé, associado à cátedra Mestre José Rodrigues, uma figura cultural muito importante associada a Alfândega da Fé. Com a criação deste Polo vamos poder aprofundar e valorizar o trabalho que já fazemos nas áreas da educação, da cultura e da investigação, contando com o especial apoio e o conhecimento da Universidade Aberta. Será por isso uma mais valia para todos e será, certamente, uma boa oportunidade de capacitação e desenvolvimento da nossa comunidade e de atrair a comunidade científica para desenvolver projetos de investigação na nossa região.”
Domingos Caeiro, Vice Reitor da UAb refere que “O Polo de Cultura e Ciência será o terceiro a implementar pela UAb. Temos uma rede de dezoito centros locais de aprendizagem espalhados pelo território, que têm uma vertente mais instrumental de ligação com os estudantes. Os Polos vêm acentuar a transferência de conhecimento. Das missões fundamentais que as universidades têm, esta é uma delas e será isso que pretendemos através da criação deste Polo de Cultura e Ciência em Alfândega da Fé.”
Através desta parceria será possível promover a partilha de conhecimento e a dinamização da investigação académica no concelho, criando oportunidades para o desenvolvimento de projetos inovadores, para a formação de novos saberes e para o engrandecimento do território.
O Fórum Internacional de Estudos Globais realiza-se nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2025, no Auditório Manuel Faria da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, a partir das 9h00. O Protocolo vai ser assinado no dia 23 de abril, pelas 19h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário