Número total de visualizações do Blogue

9139571

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

O Festival ObservArribas está de regresso ao Douro Internacional entre 9 e 11 de maio

 A edição anterior aconteceu em Figueira de Castelo Rodrigo. Este ano será em Mogadouro


Atrair visitantes ao Parque Natural do Douro Internacional e promover a beleza e biodiversidade desta área protegida é o objetivo de mais uma edição do Festival ObservArribas. Acontece entre 9 e 11 de maio, nos quatro concelhos que fazem parte do parque, mas o ponto central será em Mogadouro. As atividades serão bastante diversificadas, destinadas a pequenos, graúdos e famílias, adianta Carla Lousão, técnica da comissão de cogestão do parque.

“Desde saídas de campo para fazer observação de aves e de outra fauna e flora, passeios também interpretados, nomeadamente no âmbito da geologia, passeios fotográficos, caminhadas interpretadas. Teremos também várias oficinas, quer de âmbito natural, quer de âmbito cultural e vão trazer aqui ao território um conjunto de parceiros a nível nacional que tem o seu âmbito de atuação no âmbito da natureza e na proteção dos recursos e dos valores naturais”, explicou.

O Parque Natural do Douro Internacional é um dos locais prediletos para observação de aves, tendo em conta a diversidade de espécies que ali nidificam.

“Temos aqui um território que tem presentes espécies muito interessantes, no caso do britango, o caso da cegonha negra, o caso do abutre preto, além de um vasto conjunto de aves. E este território é claramente um território ímpar para fazer a observação de aves. Juntando depois à paisagem, é uma experiência extraordinária”, referiu.

Uma “experiência extraordinária” que atrai visitantes de Norte a Sul do país e até do estrangeiro.

“Temos muitas conversas, oficinas, seminários para se debaterem determinados tipo de temáticas, o que faz com que haja um público específico que venha ao território. Dentro deste público específico salientamos os apaixonados pela observação de árvores e pela fotografia de natureza, a nível nacional e algumas também já de carácter internacional, de Espanha, do Reino Unido”, rematou.

O Festival ObservArribas é organizado, pelo segundo ano, pela comissão de cogestão do Parque Natural do Douro Internacional, que abrange os concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo.

A edição anterior aconteceu em Figueira de Castelo Rodrigo. Este ano será em Mogadouro, entre 9 e 11 de maio.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário