FRANCISCO DE VARJE, presbítero, natural de Edroso, freguesia de Quirás, concelho de Vinhais, erigiu, em 1797, uma capela junto às suas casas de moradia. Já tinha a imagem da Senhora «que mandara vir do Porto»(249).
EIXOS
1ª ANTÓNIO LUÍS DE MORAIS E CASTRO, natural dos Eixos, concelho de Mirandela, filho de Jaime de Morais e Castro, fidalgo da Casa Real.
Neto de Jaime de Morais e Castro.
Fidalgo-cavaleiro por alvará de 2 de Marco de 1757 (250).
2º ANTÓNIO BERNARDO DE MORAIS E CASTRO, dos Eixos, filho do precedente, teve o mesmo foro, por alvará de 10 de Outubro de 1781 (251).
FERREIRA
JOÃO DE MORAIS LEITE e sua mulher D. Ângela Soares, que residiram em Ferreira, termo de Bragança, erigiram, em 1668, uma capela na mesma povoação, em frente das suas casas de moradia, dedicada a S. João Baptista, a que doaram bens com vínculo de morgadio, constantes de olivais.
Foi seu primeiro administrador, após a morte dos instituidores, seu filho Manuel Morais Soares (252). Ver Corujas.
----------
(249) Museu Regional de Bragança, maço Capelas.
(250) Livro 11 das Mercês de El-Rei D. José I, fol. 274, in Dicionário Aristocrático.
(251) Livro 11 das Mercês da Rainha D. Maria I, fol. 279, in Dicionário Aristocrático.
(252) Museu Regional de Bragança, maço Capelas.
----------
FORNOS DE PINHAL
1º ANTÓNIO FERNANDES, presbítero, e seus irmãos Pedro Fernandes e Maria Gonçalves, de Fornos de Pinhal, erigiram, em 1783, uma capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário, no sítio do Milhadouro, limite do referido lugar, com doação de bens (253).
2º ANTÓNIO DE ANDRADE TEIXEIRA, presbítero, confirmado das Aguieiras, erigiu, em 1697, uma capela dedicada a Santo António, na povoação de Fornos de Pinhal (254).
3º D. MARIA JOSEFA TEIXEIRA DE ANDRADE, e suas filhas D. Maria e D. Ana Luísa Joaquina, obtiveram, em 1784, licença para oratório particular nas suas casas de moradia, onde se pudesse celebrar missa (255).
FRECHAS
Família Araújo
1ª MANUEL JOSÉ DE ARAÚJO BORGES PINTO, de Frechas, concelho de Mirandela, casou com D. Vitória dos Santos Pinto.
Descendência:
2º ADRIANO JOÃO DE ARAÚJO BORGES PINTO, de Frechas, que casou com D.Miquelina Augusta Reimão de Meneses Machado Falcão.
Descendência:
3º FRANCISCO DE ARAÚJO BORGES PINTO, que casou em Roios, concelho de Vila Flor, com D. Albertina Pegado.
4º ANTÓNIO DE ARAÚJO BORGES PINTO, que casou com D. Emília Pimentel da Gama, de Cedães, filha de Manuel José da Gama, de Cedães, e de D. Emília Pimentel, de Vilar do Monte.
Descendência:
5º D. EMÍLIA GAMA ARAÚJO BORGES PINTO, solteira.
6º D. ADRIANA GAMA ARAÚJO BORGES PINTO, que nasceu em Frechas, a 18 de Janeiro de 1897 e casou, a 10 de Outubro de 1925, com António Eduardo Faria, tenente do exército, do Mogadouro, onde nasceu a 30 de Setembro de 1897, filho do doutor Eduardo Ernesto Faria, natural de Miranda do Douro, distinto advogado e professor do liceu de Bragança (a quem nos referimos em Carrazedo), e de D. Laurinda Augusta de Abreu Faria.
Descendência:
7º ANTÓNIO EDUARDO ARAÚJO FARIA, que nasceu em Frechas a 25 de Junho de 1926.
----------
(253) Museu Regional de Bragança, maço Capelas.
(254) Ibidem.
(255) Ibidem.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA
Sem comentários:
Enviar um comentário