São mais de 30 criações originais, produzidas com recurso a diversos materiais e técnicas, que podem ser apreciadas diariamente no auditório do parque. Os trabalhos foram desenvolvidos no âmbito das disciplinas de expressões plásticas e traduzem não só a criatividade dos alunos, mas também o seu envolvimento com as tradições locais.
Paula Ortega, uma das professoras responsáveis pelo projeto, sublinha que estas obras “refletem o empenho dos alunos e o crescente interesse por esta temática e pelas tradições da sua terra. Interesse esse que se tem intensificado desde que somos nós, na escola, a construir o Cabrão gigante para a Festa da Cabra e do Canhoto de Cidões, bem como a gigante para os Mil Diabos à Solta em Vinhais”.
Para Rui Correia, diretor do Agrupamento de Escolas, esta iniciativa “além de estimular a criatividade artística dos alunos, permite partilhar com a comunidade parte do trabalho desenvolvido em contexto escolar e contribui para a valorização das raízes culturais e das marcas identitárias do território onde os jovens crescem e se formam”.
Perfeitamente integrada no ambiente do parque, esta exposição oferece uma nova dimensão à visita, conjugando natureza e cultura. “Complementa aquilo que habitualmente se pode ver neste espaço de interpretação da fauna e flora autóctones do concelho de Vinhais, levando o visitante numa verdadeira viagem pelo património natural, material e imaterial da região”, destaca Miguel Fernandes, diretor do Parque Biológico de Vinhais.
A exposição tem entrada livre e estará patente ao público até ao final de agosto, constituindo um convite para descobrir o talento dos jovens vinhaenses e redescobrir as tradições que fazem parte deste pequeno rincão do nordeste transmontano.
Sem comentários:
Enviar um comentário