Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 16 de abril de 2025

"Rostos do Solstício de Inverno" em exposição no Parque Biológico de Vinhais

 O Parque Biológico de Vinhais acolhe a exposição de máscaras “Rostos do Solstício de Inverno”, uma mostra criativa da autoria dos alunos do Agrupamento de Escolas D. Afonso III – Vinhais. As peças expostas, inspiradas nas tradicionais mascaradas do concelho associadas às festas solsticiais, revelam um olhar jovem e contemporâneo sobre o vasto e riquíssimo património cultural da região.


São mais de 30 criações originais, produzidas com recurso a diversos materiais e técnicas, que podem ser apreciadas diariamente no auditório do parque. Os trabalhos foram desenvolvidos no âmbito das disciplinas de expressões plásticas e traduzem não só a criatividade dos alunos, mas também o seu envolvimento com as tradições locais.

Paula Ortega, uma das professoras responsáveis pelo projeto, sublinha que estas obras “refletem o empenho dos alunos e o crescente interesse por esta temática e pelas tradições da sua terra. Interesse esse que se tem intensificado desde que somos nós, na escola, a construir o Cabrão gigante para a Festa da Cabra e do Canhoto de Cidões, bem como a gigante para os Mil Diabos à Solta em Vinhais”.

Para Rui Correia, diretor do Agrupamento de Escolas, esta iniciativa “além de estimular a criatividade artística dos alunos, permite partilhar com a comunidade parte do trabalho desenvolvido em contexto escolar e contribui para a valorização das raízes culturais e das marcas identitárias do território onde os jovens crescem e se formam”.

Perfeitamente integrada no ambiente do parque, esta exposição oferece uma nova dimensão à visita, conjugando natureza e cultura. “Complementa aquilo que habitualmente se pode ver neste espaço de interpretação da fauna e flora autóctones do concelho de Vinhais, levando o visitante numa verdadeira viagem pelo património natural, material e imaterial da região”, destaca Miguel Fernandes, diretor do Parque Biológico de Vinhais.

A exposição tem entrada livre e estará patente ao público até ao final de agosto, constituindo um convite para descobrir o talento dos jovens vinhaenses e redescobrir as tradições que fazem parte deste pequeno rincão do nordeste transmontano.

Sem comentários:

Enviar um comentário