Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Idosos e pessoas com deficiência de 16 instituições do distrito juntas em Olimpíadas de Matemática Adaptada

 Mais de 50 idosos e pessoas com deficiência de 16 instituições do distrito puseram em prática o conhecimento, ativaram a memória e mostraram a rapidez de raciocínio nas primeiras Olimpíadas de Matemática Adaptada, que aconteceram, ontem, no Centro de Educação Especial, da Misericórdia de Bragança


O convívio, a matemática e os sorrisos tornaram a tarde numa experiência que querem repetir. “Estou a gostar. Estou feliz e bem. Não acho isto difícil, acho que é fácil. É preciso ter boa memoria. Sei contar, sei ler e sei escrever”, disse uma das participantes. “Este tipo de atividades é importante porque se puxa pelo cérebro. Para deixar os problemas para trás temos de pensar noutros”, referiu outra participante.

Um projeto que está a ser desenvolvido pelo Centro de Educação Especial de Bragança, desde o início do ano. Pretende envolver as instituições da região e incentivá-las a promover a estimulação cognitiva junto dos utentes. As olimpíadas foram o culminar de todo o trabalho. A diretora do CEE, Anabela Pires, destaca todos os benefícios deste envolvimento. “Mais do que tudo é as pessoas encontrarem-se num momento e espaço distinto e numa dinâmica também ela distinta, que deve ser alargada para o bem-estar, convívio e socialização. Não podemos estar apenas de portas abertas mas sim sair de portas”.

Quando os utentes das várias instituições perceberam que podiam participar na atividade, rapidamente aceitaram o desafio. E contra todos os estigmas, as pessoas com deficiência mostraram que são capazes de muito, garante Sofia Morais, da APPACDM de Mirandela, uma associação para pessoas com deficiência. “Quando começamos a treinar eles nem queriam fazer as contas no papel. Era tudo de cabeça e nós ficamos surpreendidos. Já sabíamos que eles tinham capacidade mas são rápidos”.

Desta forma, os idosos sentem-se também mais valorizados e ativos, sublinha Jacinta Pinto, diretora técnica da instituição Partilha dos Afetos, situada em Rebordãos. “Acima de tudo é uma valorização para eles, desde a integração e sentirem que ainda são capazes. Acham que são uns sábios e de facto são. Vivemos num mundo de tecnologia, de calculadoras e telemóveis, e já nem sabemos fazer contas sem esses acessórios. Eles dão-nos uma lição nesse sentido”.

A Matadapt, Olimpíadas de Matemática Adaptada, aconteceram esta terça-feira, no Centro de Educação Especial de Bragança, uma instituição que acolhe pessoas com deficiência.

Esta foi a primeira edição da Matadapt, um projeto que visa incentivar as instituições do distrito a realizar atividades, promovendo o envelhecimento ativo, mas também o desenvolvimento cognitivo.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário