GRALHÓS
ANTÓNIO RODRIGUES MENDES, confirmado de Vale de Telhas, concelho de Mirandela, seus irmãos Manuel Rodrigues, presbítero, D. Isabel Rodrigues e seus sobrinhos Manuel Carneiro de Morais e mulher D. Maria Josefa de Morais, naturais de Gralhós, erigiram, em 1696, uma capela nesta povoação, dedicada a S. Caetano(265).
GRIJÓ DE VALE BENFEITO
JOSÉ MANUEL DE MIRANDA e sua mulher D. Ana Inês Pereira, de Grijó de Vale Benfeito, concelho de Macedo de Cavaleiros, erigiram, em 1849, uma capela dedicada a Nossa Senhora e a S. José, na referida povoação, junto às suas casas de moradia (266).
A 7 de Agosto de 1827, Inocêncio António de Miranda, abade de Medrões, ao tempo residindo em Grijó de Vale Benfeito, natural de Paço do Outeiro, fez testamento deixando: os rendimentos da freguesia de Medrões, que lhe pertenciam, de esmola à igreja, para concluir as pinturas do altar-mor e mais obras pertencentes à abadia; os bens de Vale Benfeito a seus sobrinhos José Manuel de Miranda e sua mulher D. Ana, Frederico Guilherme e Carlos António Tomás de Aquino, o casal da Freixeda a sua sobrinha D. Josefa. Quanto aos bens de Paço de Outeiro dizia já os haver doado a uma sobrinha que lá residia.
No volume consagrado aos escritores referir-nos-emos a este célebre abade de Medrões (267).
----------
(264) Museu Regional de Bragança, maço Capelas.
(265) Ibidem.
(266) Ibidem.
(267) Museu Regional de Bragança, Cartório Administrativo, Registo de testamentos, livro 211, fol. 92 v.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:
Enviar um comentário