Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Região ainda não está consciencializada para a separação de biorresíduos como restos de comida

 Ainda há muito a fazer no caminho da sensibilização para a separação de biorresíduos na região


A Resíduos do Nordeste está preparada, desde o verão do ano passado, para os receber, como sendo os restos de comida. Contudo, segundo o presidente do conselho de administração, João Gonçalves, há muito por fazer, tendo em conta que é preciso cumprir metas europeias. “Nos multimateriais temos tido resultados muito surpreendentes, no sentido positivo, da separação dos diversos tipos de materiais. Na questão os biorresíduos tem sido mais difícil, mas eu julgo que através da sensibilização da população, conseguiremos melhorar esses objetivos”, disse.

O presidente destaca que é preciso também uma forte aposta na compostagem. “Na questão dos biorresiduos temos dois caminhos desafiantes, por um lado a recolha seletiva de biorresiduos onde nele se justificar, onde no nosso território não há muitas localidades onde se justifique em termos de otimização de custos e temos o desafio da compostagem, que é um desafio, quer individual, quer coletivo, mas que no nosso território cada vez mais tem de se encarar como uma possível solução”, adiantou.  

A Resíduos do Nordeste faz a recolha e tratamento de lixo no distrito de Bragança e ainda no concelho de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, e, por isso, a área de abrangência é bastante grande. As oscilações do preço de combustível têm representado grandes preocupações para a empresa.

Declarações de João Gonçalves na apresentação pública dos resultados dos Projetos de Investigação e Desenvolvimento, realizados em parceria pela Resíduos do Nordeste e o IPB, em que o presidente do politécnico, Orlando Rodrigues, considerou esta uma parceria estratégica, sobretudo pelo “caráter inovador na procura e implementação de soluções para o setor”.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário