Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

A atenção dos candidatos à Câmara Municipal de Bragança


 Que eu saiba, o 1º Cortejo “motorizado” em Bragança foi organizado pela C.C.J./F.A.O.J. (Casa de Cultura da Juventude/Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis) para culminar, a par de um espectáculo no cine-teatro Torralta, o ano de actividades. Isto, se bem me lembro, no início dos anos 80.
Nos atrelados iam representados os vários atelier´s da C.C.J., Teatro, Serigrafia, Aeromodelismo, Teatro de Fantoches, Música, Movimento e Drama, Folclore e outros.
Este evento que partiu da Escola Industrial e Comercial de Bragança, percorreu as principais artérias rodoviárias da cidade com principal incidência na zona histórica. Foi um êxito.
Mais tarde surgiu um Cortejo Etnográfico organizado pela Câmara Municipal de Bragança com a participação e colaboração das Juntas de Freguesia. Na organização ponderava um membro do nosso Grupo, a Profª Maria Amparo Alves que poderá complementar o que escrevo.
Este evento, mobilizador, envolveu muita gente. Desde logo as Freguesias que trouxeram à cidade as tradições e profissões da sua terra. Era um gosto ver a alegria e o orgulho estampado nos rostos dos participantes. A cidade de Bragança respondeu e também se mobilizou enchendo as ruas por onde o Cortejo passou.
Filmei este evento ao passar na Avª Sá Carneiro e na Avª Abade de Baçal. Infelizmente não encontro as filmagens e penso que talvez tenha feito alguma gravação por cima dessas.
Fica o desafio e a ideia para o próximo executivo. Recuperem o Cortejo Etnográfico que pode passar a ser um marco nas actividades anuais do município. Atribuam prémios para motivarem a participação das Juntas e Uniões de Freguesia. É uma actividade mobilizadora já que, naturalmente, todos trabalharão para dar a conhecer ou relembrar as memórias da terra e, porque não, conquistarem a vitória.

É uma ideia.

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário