Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de julho de 2025

Centro de Inovação Jurídica em Bragança quer ter mais jovens da região no segundo ano de atividade

 O presidente do centro, Eduardo Vera-Cruz Pinto, diz que o próximo passo "é chegar ao IPB e às escolas"


O Centro Nacional de Inovação Jurídica, em Bragança, comemorou 1 ano. O presidente do centro, Eduardo Vera-Cruz Pinto, fez um balanço positivo deste primeiro ano, mas lamenta que não seja muito frequentado pelos jovens da região e por isso o próximo passo é chegar ao IPB e às escolas. “O balanço é positivo porque conseguimos realizar todas as atividades programadas, nomeadamente a assinatura de protocolos. Por outro lado, foi negativo porque tinha mais expectativas relativamente à forma como a comunidade de Bragança aderiria ao centro, em particular os estudantes do Politécnico e das escolas. Mas tudo começa devagar. Só agora é que estamos a entrar em contacto com o Politécnico, que está de portas abertas, e com o ensino secundário de Bragança. Vamos criar, já em 2026, atividades para chegar aos jovens do 10º, 11º e 12º anos e perceber se querem seguir Direito ou não. Vamos explicar-lhes o que é o curso, o que vão estudar, e como é que o centro pode ajudar quem vai estudar, seja em Coimbra, no Porto ou em Lisboa. O centro está a funcionar, mas o ritmo tem agora de aumentar”, referiu.

O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, também se mostrou satisfeito com este primeiro ano, afirmando que os objetivos foram cumpridos, mas sublinhou que há espaço para o centro crescer. Para isso, considera necessário “desafiar as instituições e o poder político” a olharem para o Interior “como uma oportunidade”. “Este trabalho é o que andamos a fazer e penso que isto tem tudo para ir mais além”, vincou.
O Centro Nacional de Inovação Jurídica foi criado em 2024 pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pela Câmara Municipal de Bragança. Tem como missão acompanhar as mudanças tecnológicas na área da Justiça e promover a participação ativa da comunidade jurídica nesse processo. No arranque do segundo ano de atividade, foi assinado um protocolo de colaboração entre o Centro, a Faculdade, a Câmara de Bragança e o bastonário dos advogados, reforçando o compromisso com a inovação e a ligação à comunidade local e académica.

Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário