Em Portugal há cerca de 300 espécies de aves que podemos ver regularmente, desde as mais comuns – como os pardais e o melro-preto – às mais raras, como a águia-imperial ou o tartaranhão-caçador. Mas quais delas são pássaros? O que distingue uma ave de um pássaro? Com a ajuda de Gonçalo Elias, responsável do portal Aves de Portugal, fique a saber.
![]() |
| Pisco-de-peito-ruivo. Inverno. Foto: InspiredImages/Pixabay |
WILDER: Aves e pássaros são a mesma coisa?
Gonçalo Elias: De facto não são, e estas duas palavras têm significados diferentes.
Ave é uma definição mais abrangente, que inclui todos os animais que têm o corpo coberto de penas – esta é uma característica que distingue as aves de todos os outros seres vivos.
![]() |
| Pisco-de-peito-ruivo. Foto: Wolfgang Vogt/Pixabay |
Os pássaros representam um subconjunto dentro das aves.
Para entendermos melhor a diferença, podemos ir buscar o sistema taxonómico que foi desenvolvido e popularizado pelo naturalista Carl von Linné (Lineu, em Português). Segundo este sistema, há vários níveis hierárquicos. Um desses níveis é o da Classe. Existem diversas classes, por exemplo a dos Mamíferos, a das Aves, a dos Répteis, a dos Anfíbios, etc.
Abaixo da Classe, o nível hierárquico seguinte chama-se Ordem, e em geral cada Classe tem várias Ordens.
A Classe das Aves compreende cerca de 11 mil espécies, as quais se encontram “arrumadas” em cerca de 40 Ordens. Uma dessas ordens é a dos Passeriformes, que podemos designar informalmente como pássaros.
![]() |
| Pardal-comum. Foto: Tim/Pixabay |
Mas é de salientar que a ordem dos Passeriformes tem mais de 5 mil espécies, ou seja, cerca de metade das espécies de aves conhecidas.
W: O que caracteriza um pássaro?
Gonçalo Elias: Além da definição técnica, que já referimos, podemos dizer que um pássaro é, geralmente, uma ave de pequena dimensão, com bastante agilidade e que sabe cantar. Isto é uma generalização um bocadinho excessiva, porque nem todos os pássaros são pequenos (há pássaros maiores, como as gralhas), porque há pássaros mais e menos ágeis e porque há alguns que quase não cantam. Mas a maioria consegue cantar e algumas espécies têm mesmo vocalizações muito elaboradas, que a voz humana não consegue de forma nenhuma imitar. Estas vocalizações podem ter múltiplas funções, como a defesa de um território, a tentativa de atrair ou seduzir um parceiro ou a comunicação com outras aves da mesma espécie, por exemplo para estabelecer contacto ou dar um alarme.
![]() |
| Chapim-azul. Foto: Camilla Holm from Pixabay |
Uma definição alternativa de pássaro poderia ser “ave canora” (em inglês, songbird).
W: Há mais aves além dos pássaros? Se sim, que tipos?
Gonçalo Elias: Sim, há muitas outras espécies. São as que estão noutras ordens. Genericamente, podemos dizer que a maioria das aves terrestres de média dimensão não são pássaros e o mesmo se aplica a todas as aves aquáticas (com excepção do melro-d’água).
Aqui ficam alguns exemplos de outras ordens de aves terrestres:
- · Accipitriformes – esta ordem reúne a maioria das aves de rapina diurnas;
- · Columbiformes – fazem parte desta ordem os pombos e as rolas;
- · Apodiformes – os andorinhões, apesar da sua dimensão relativamente pequena e da aparente semelhança com as andorinhas, não são pássaros.
E também uns exemplos de ordens de aves aquáticas
- Anseriformes – patos e gansos;
- Charadriiformes – limícolas, gaivotas, moleiros e andorinhas-do-mar;
- Podicipediformes – mergulhões.
As aves destas seis ordens não são passeriformes e, por esse motivo, não devem ser designadas como pássaros.
W: Todos os pássaros são aves mas nem todas as aves são pássaros, é isso?
Gonçalo Elias: Exactamente. Como vimos, as espécies que pertencem à Ordem Passeriformes são pássaros, e ao mesmo tempo também são aves, pois estão na classe das Aves; já as espécies que estão noutras ordens, são aves, mas não são pássaros.
![]() |
| Grifo (Gyps fulvus). Foto: Emiliya Toncheva/Wiki Commons |
Sucede que, em linguagem corrente, muitas pessoas usam o termo pássaros para se referirem a aves em geral – mas este uso não é correcto. Claro que na oralidade, principalmente em contexto informal, podemos aceitar essa imprecisão, mas em textos escritos é de evitar cometer este erro.
Já agora, aproveito para salientar que a palavra inglesa bird traduz-se por ave e não por pássaro. O equivalente inglês do termo pássaro é passerine.
W: Qual é o maior pássaro de Portugal?
Gonçalo Elias: É o corvo (Corvus corax). Apesar da sua grande dimensão, é um passeriforme, por isso, tecnicamente, é um pássaro. O corvo pertence à família dos corvídeos, que reúne alguns dos maiores passeriformes da Europa e do mundo.
![]() |
| Corvo. Foto: Accipiter/WikiCommons |
Por outro lado, há aves de dimensão relativamente pequena que, por não estarem na ordem dos passeriformes, não são pássaros. São exemplos: o pica-pau-galego, o guarda-rios, o pilrito-pequeno ou o painho-casquilho.







Sem comentários:
Enviar um comentário