quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mogadouro - Lérias dá aulas de música no Variz

A Associação Léria abriu, neste ano lectivo, uma turma de acordeão e outra de percussão na aldeia de Variz, concelho de Mogadouro.
A formação em percussão está a cargo de Tiago Pereira (membro de vários grupos tradicionais nomeadamente Roncos do Diabo e Trio de Sebastião Antunes), ao passo que Manuel Teixeira (grupo musical Triângulo de Sendim) assgura as aulas de acordeão. Em ambas as turmas a adesão é satisfatória.
No concelho de Miranda do Douro estão a decorrer aulas em Palaçoulo, Malhadas, Duas Igrejas e Atenor com os formadores Raúl Pires (Rancho Folclórico de Vimioso) no acordeão e Ricardo Santos (membro do grupo Velha Gaiteira) em gaita de foles.
Com um percurso digno de registo, a Lérias vai crescendo de ano para ano, contando este ano com cerca de 70 alunos de várias faixas etárias a frequentar as aulas de música e com tendência para o número de alunos aumentar, pois neste caso a música vai ter com as pessoas e não o contrário. A partir de janeiro irão iniciar a promoção das aulas também de percursão e acordeão na localidade de Urrós. Esperam-se portanto a vinda de mais alunos.
Para além da escola de música, a Lérias tem, desde 2010, um grupo de teatro que este ano conta com Tiago Pereira como actor e encenador, para além de promover outras actividades culturais diversas como as sextas culturais.
A Associação Cultural Lérias, sediada na industrializada aldeia de Palaçoulo, foi fundada em Junho de 2008 e, desde então, que tem feito um trabalho singular em prol da cultura da região.
Um dos principais objectivos foi a criação da escola de música para o ensino de instrumentos tradicionais, que passou a funcionar desde Setembro do mesmo ano, em várias localidades do concelho de Miranda do Douro, com aulas de gaita de foles e percursão tradicional. Durante o ano de 2010, pela primeira vez deram aulas fora do concelho mirandês, mais propriamente em Carção, concelho de Vimioso.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário