quarta-feira, 12 de abril de 2017

Ecocentro Micológico vai nascer em Miranda do Douro

O município de Miranda do Douro vai investir meio milhão de euros no Ecocentro Micológico Terras de Miranda. Trata-se de um centro de interpretação que terá as vertentes de promoção dos recursos micológicos, mas também de formação, investigação e incentivo à produção, como explicou a vereadora da autarquia de Miranda, Anabela Torrão.
“Vamos ter uma sala interpretativa, digital, interactiva para as pessoas ficarem a conhecer as várias espécies de cogumelos. Vamos ter uma sala para a trufa, temos zonas em que constatamos a existência de elevadíssima qualidade, e depois tem uma vertente de formação, investigação e apoio à produção”, esclareceu a responsável autárquiaca.

Neste aspecto, o trabalho da nova estrutura vai passar pela investigação do tipo de solo mais apropriado para os cogumelos selvagens ou apoio a privados que queiram investir na comercialização de recursos micológicos. O objectivo é também levar a que os lucros deste sector possam permanecer em Portugal.

“Pretendemos dar apoio e esclarecimento, tentar que as receitas fiquem em Portugal, a comercialização seja feita através de Portugal e não de Espanha e outra coisa que constatamos é que tudo o que diz respeito à micologia tem um factor turístico muito importante”, destacou.

A obra com apoio comunitário deverá ser lançada em breve. O Ecocentro Micológico será instalado na zona do Rio Fresno. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário