quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro vai receber centro de interpretação

O antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro vai receber obras no valor de 370 mil euros para construir um centro de interpretação da catedral, da diocese e da história da cidade.
O projecto da Direcção Regional de Cultura do Norte está inserido na Rota das Catedrais, que tem um valor global de cerca de 2,5 milhões de euros, que envolve acções em todas as catedrais da região Norte.

Mas antes das obras no edifício junto ao antigo paço episcopal, serão realizadas escavações arqueológicas.

“O que se pretende é construir um centro de interpretação que será no antigo paço episcopal, no espaço anexo à concatedral, e que será um espaço de interpretação e de exposição da catedral e da história de Miranda do Douro. Prevê-se que em Setembro arranquem as escavações arqueológicas que antecedem a intervenção nesse espaço”, esclareceu explicou o Director Regional de Cultura do Norte, António Ponte.

Será feita a recuperação do edifício pré-existente e também a construção do novo edifício e as escavações arqueológicas. O projecto é financiado a 85 por fundos comunitários e a comparticipação nacional é assumida pela câmara municipal de Miranda do Douro.

E não será a única intervenção na região no âmbito da Rota das Catedrais.

“Há ainda algumas intervenções de conservação e restauro na concatedral de Miranda e para a catedral nova de Bragança está em estudo a instalação de um órgão de tubos”, salientou.

Também vários castelos da região Norte vão ter em breve uma intervenção promovida por parte  da direcção regional, é o que vai acontecer já este mês no castelo de Outeiro, no concelho de Bragança e no próximo ano serão realizadas intervenções de conservação e restauro nos castelos de Miranda do Douro e Mogadouro.

A candidatura tem um valor previsto total de 2,5 milhões de euros.

Mais de 1 milhão será investido no castelo de Montalegre, que terá a maior fatia de financiamento da operação Castelos a Norte, uma intervenção que se iniciará já esta semana. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários: