quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Museus municipais Martim Gonçalves e de Arqueologia de Macedo estão encerrados

Os museus municipais Martim Gonçalves e de Arqueologia Coronel Albino Pereira Lopo, em Macedo de Cavaleiros, estão encerrados.

Ao que apuramos, estas duas estruturas museológicas, que são geridas pela Associação Terras Quentes com apoios do município, estão fechadas desde o início do ano, tendo inclusive sido retiradas as placas informativas com o horário de funcionamento em cada uma delas, assim como apagadas as páginas na rede social Facebook.

Apesar de várias tentativas, ainda não conseguimos obter qualquer reação por parte do presidente da Associação Terras Quentes nem da vereadora da cultura do município de Macedo de Cavaleiros para saber as causas que levaram a este encerramento.

Recordamos que, em março do ano passado, estes dois museus fecharam portas durante uma semana por falta de financiamento da autarquia, situação que se reverteu após uma reunião entre as duas entidades, que determinou que o funcionamento dos museus ia ser assegurado com um apoio de cerca de 48 mil euros. A câmara comprometia-se assim a pagar os salários dos funcionários, despesas de eletricidade e água.

Quanto à Associação Terras Quentes, o autarca de Macedo, Benjamim Rodrigues, garantiu na mesma altura à Onda Livre que, durante o ano de 2018, as atividades da Associação Terras Quentes não iriam ser apoiadas, entre elas as intervenções arqueológicas, o que admitiu que só não acontecia naquele momento por questões financeiras, afirmando que o apoio continuaria em anos seguintes.

A Onda Livre sabe também que, neste momento, os três funcionários dos museus já foram despedidos.

O Museu Municipal Martim Gonçalves funcionava nas instalações da antiga escola primária do Toural, foi pré-inaugurado em Macedo de Cavaleiros no dia 5 de dezembro de 2015, tendo no ano seguinte começado a receber visitantes. Já o Museu Municipal de Arqueologia Coronel Albino Pereira Lopo, funcionava na antiga escola primária do Trinta e foi inaugurado a 3 de setembro de 2016.

Ultimamente, ambos funcionavam de terça-feira a sábado.

Agora, estão fechados e ainda não se conhecem as razões que levaram a esta tomada de posição.

Este é um assunto que vamos continuar a acompanhar.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário