terça-feira, 30 de julho de 2019

Centro de Valorização do Burro de Miranda em Atenor inaugurado

O Centro de Valorização do Burro de Miranda, em Atenor, no concelho de Miranda do Douro, foi inaugurado, passados 15 anos da sua construção.
Miguel Nóvoa, presidente da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, explica que era a altura certa para inaugurar as instalações onde se pretende dar a conhecer esta raça autóctone.

“É muito voltado para a sustentabilidade ambiental e queremos mostrar aos agricultores que é possível fazer uma agricultura mais amiga do ambiente e mais em sintonia com a natureza”, explicou Miguel Nóvoa, presidente da AEPGA.

A inauguração aconteceu a par do Projecto “Conecta-te”, que contou, ao longo do fim-de-semana, com várias actividades como oficinas, piqueniques no lameiro, exposições, histórias e caminhadas na natureza com os burros.

Noutros tempos, o burro de Miranda era também dado a conhecer através do festival L Gueiteiro. Este ano a associação deixou de fazer parte do festival e criou este projecto. Miguel Nóvoa explica que é altura de olhar para outros problemas.

“As tradições têm que se adaptar aos tempos modernos e em 2003 fazia muito sentido alertar para a preservação dos burros e dos gaiteiros mas novas missões agora se encontram ao destino e quer um quer outro estão no bom caminho”, adiantou. “Talvez seja tempo de falarmos da desertificação humana e da perda de valores associados ao mundo rural”, acrescentou Miguel Nóvoa.

O centro conta com 50 exemplares, dos quais 25 fêmeas reprodutoras. No país há perto de 700 exemplares do burro de Miranda. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário