Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Dez anos de Red Burros Fly-In: a aviação celebrada em Mogadouro

Ao longo do fim-de-semana, o aeródromo de Mogadouro acolheu o Red Burros Fly-In. O evento, que assinalou dez anos, pretende celebrar a aeronáutica e levá-la a miúdos e graúdos.
No discurso de abertura, Francisco Guimarães, director do evento e presidente da câmara de Mogadouro, frisou que a construção do heliporto municipal, no aeródromo, poderá ser uma realidade ainda este ano. “Está em fase final de concurso a construção do heliporto aqui. Levantaram-se várias hipóteses, de ser construído mais próximo da vila, mas entendemos que as condições aqui são as melhores. Vamos ter que sinalizar também para que tenha condições nocturnas e por isso o investimento é um bocadinho mais caro. Vamos construir o heliporto aqui no aeródromo para podermos estar de forma preventiva para aquilo que houver necessidade. Tínhamos a construção do heliporto já projectada mas não tínhamos possibilidade de o ter feito, vamos lançar o concurso para ver se ainda este ano o temos construído”.

O tempo pouco convidativo que se fez sentir não deixou participar as mais de 120 aeronaves previstas mas a animação não faltou e Francisco Guimarães sublinhou a dinâmica que é trazida à região. “Também já houve aqui uma semana dedicada às Térmicas, em que muita gente vem para aqui e traz os seus planadores e ao longo do dia vão voando. Já essa semana começa por esgotar um bocadinho a unidade hoteleira de Mogadouro. Claro que com este evento esgota não só Mogadouro como os concelhos vizinhos, como Miranda do Douro e Vimioso”.

O evento contou ainda com saltos em paraquedas protagonizados pela equipa “Falcões Negros”. Rui Carvalho, primeiro sargento do Exército Português, conta que esta é das provas que mais seduz quem vem assistir. “Falcões Negros é a equipa de demonstração que representa o Exército Português. Esta equipa também faz provas de precisão e aterragem e demonstrações de paraquedismo. Somos o emblema do Exército Português no paraquedismo. Esta equipa é composta por dez elementos, aqui estamos três e há outros elementos a fazer uma prova de precisão em Vila Nova da Barquinha. É uma das provas que mais deslumbra as pessoas. É diferente, não é todos os dias que se vê paraquedistas a aterrar”.

Pelo Red Burros passou Cástor Fantoba, campeão europeu de acrobacia. O piloto espanhol reforça que é evento importante para promover a aviação. “Parece-me muito bem organizado. É uma iniciativa muito interessante para promover a aviação em geral e para ajudar a que toda a gente que voa, dos dois lados da fronteira, venha aqui passar um fim-de-semana interessante e conhecendo a zona de Mogadouro. Há a possibilidade de conhecer o Alto Douro, beber estes vinho e comer esta carne.. que melhor?”.

Um piloto, que seguia de Mirandela para o evento, teve que fazer uma aterragem de emergência em Vale Benfeito, no concelho de Macedo de Cavaleiros, por causa de uma indisposição. A aeronave ficou destruída mas o piloto saiu ileso e foi ele mesmo que deu as coordenadas do lugar em que se encontrava.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário