O Monóptero de S. Gonçalo precisa de um restauro urgente. O aviso é do arqueólogo do município de Mogadouro, Emanuel Campos, que recorda que o monumento “nunca conheceu qualquer intervenção”.
Para o técnico, “é urgente tomar as devidas providências, antes que os textos e as imagens sejam as únicas provas da existência do Monóptero”, que é um dos poucos exemplares do género na Península Ibérica.
Recorde-se que o monumento situa-se em propriedade privada, nas imediações do antigo caminho que ligava Mogadouro a Penas Roías.
Tendo em conta que está a decorrer o processo para a classificação do Monóptero como Imóvel de Interesse Público, Emanuel Campos garante que, por lei, os proprietários deveriam proceder a obras de restauro. “Aos monumentos que estão em vias de classificação, aplica-se a lei dos monumentos que já estão classificados, pelo que é obrigação dos proprietários assegurar a conservação do Monóptero de S. Gonçalo”, garante o responsável.
O arqueólogo avisa que “a cúpula está a ceder e toda a estrutura precisa de ser consolidada para evitar a queda”.
Segundo Emanuel Campos, a construção do actual Monóptero, inscrito na linguagem artística do Barroco, poderá ter sido realizada de forma a manter a memória de S. Gonçalo, por ser o patrono dos caçadores, que a ele acorriam para agradecer a caçada.
Apesar dos esforços, não foi possível chegar à fala com os proprietários do terreno onde se encontra o monumento.
Por: João Campos
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário