Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pedro Hispano homenageia mais uma figura do Nordeste Transmontano

 Frei Francolino Gonçalves
Pelo segundo ano consecutivo, o prémio da Academia Pedro Hispano foi entregue a um macedense. Depois de Adriano Moreira ter recebido a distinção no ano passado, a Academia decidiu, este ano, destacar o trabalho do biblista português Frei Francolino Gonçalves.
O Frei, natural de Corujas, há 40 anos que se dedica à investigação bíblica. A família está orgulhosa do homem, que se tornou padre, mas que nunca esqueceu a aldeia transmontana onde nasceu.
Antónia Gonçalves, chamada de Tonha pela Irmão, enche o coração de orgulho para falar daquele que este ano foi distinguido pela Academia Pedro Hispano. Um prémio que deixou Frei Francolino Gonçalves surpreendido e um prémio que premeia os já 40 anos dedicados à investigação bíblica.

 Antónia Gonçalves destaca que esta distinção foi um orgulho para a família.
“Ai, eu acho que estava contente, estava animada. Para nós, família, foi um grande orgulho. Numa família tão pobre e humilde não é comum ver-se assim uma pessoa. Os nossos pais eram analfabetos.” 
Antónia Gonçalves lembra que já na instrução primária o irmão se realçava pela inteligência e foi a professora que o encaminhou para a vida religiosa.

 “Saiu daqui com a quarta classe e já a professora achou que era um garoto muito intligente e era pena ficar aqui. Mas os nossos pais não tinham possibilidades. Foi essa professora que o encaminhou para o seminário.”
Frei Francolino Gonçalves tem dedicado a sua vida religiosa ao estudo da bíblia e não esquece Corujas, aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros.

 “Pouco exerce de padre. A vida dele tem sido mais estudar a Bíblia, cada vez mais”, garante.
Frei Francolino Gonçalves é acarinhado em Corujas, nas suas vindas habituais à terra natal. No passado sábado recebeu, na Figueira da Foz o Prémio da Academia Pedro Hispano, por ser “um caso raro e incontornável da cultura portuguesa dos séculos XX e XXI”, refere a Academia. Actualmente está em Roma.
Para breve estará a publicação, em português, de algumas das suas investigações fundamentais acerca do estudo da bíblia.
Escrito por CIR

in: brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário