Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Artes e Ofícios de Vimioso conquistam espanhóis

Milhares de pessoas passaram pela Feira de Artes Ofícios e Sabores de Vimioso durante o fim-de-semana. O certame já vai na 12ª edição e a organização continua a apostar nos produtos de fabrico regional e nas peças de artesanato características do concelho.   O presidente da Câmara de Vimioso afirma que a maioria dos visitantes vem da vizinha Espanha. José Rodrigues salienta, ainda, que este ano houve mais pessoas a visitar a vila de Vimioso.“Correu muito bem. A nível de visitantes teve bastante gente. Talvez mais do que no ano passado. A nível de vendas, apesar da crise que afecta todo o País, também esteve bem, tendo-se vendido mais os produtos da região.
As pessoas hoje optam mais pelos produtos da terra, que é aquilo que as pessoas precisam. O artesanato ficou um pouco aquém daquilo que nós gostaríamos que fosse vendido. À nossa feira vem muita gente da região, mas as pessoas que mais nos visitam são os espanhóis. No raid todo-o-terreno, dos 552 participantes, 90 por cento eram espanhóis”, salienta o edil.Para os produtores do concelho esta feira é uma oportunidade de realizarem dinheiro com a venda daquilo que vão produzindo ao longo do ano. Helena Galego, Teresa Pinto e Ilda dos Santos venderam produtos regionais e artesanato na feira e dizem que lá se vai fazendo negócio.
“Desde que começou tenho participado todos os anos. Vendo folares tradicionais, feitos com ovos caseiros, e a carne caseira, porque sou eu que crio os porcos. Aquilo que faço tenho vendido todos os anos, não se pode vender muito porque a vida também está má”, afirma Helena Galego.“A feira tem evoluído. Ao nível dos produtos regionais eu não tenho queixa. Tenho vendido sempre bem”, constata Teresa Pinto.“Vende-se pouco, porque o negócio vai mal. Mas a gente vem-se divertir e faz bem sair de casa”, afirma Ilda dos Santos.Nesta feira também é possível ver como se trabalha o cobre, como se fazem escrinhos ou alforges ao vivo. José Rodrigues lembra que esta é uma forma de promover as artes e ofícios do concelho.
“Continuamos a ter os artesão a trabalhar no cobre, a trabalhar no vime, nos alforges, a fazer tapetes, temos pessoas a trabalhar ao vivo, que é importante. Este ano, perdemos o artesão que deu início a este feira há 12 anos, mas deixou-nos a alegria de continuar a fazer esta feira de artes e ofícios”, realça José Rodrigues.
O artesanato ao vivo continua a ser uma das atracções da Feira de Artes e Ofícios de Vimioso.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário