Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Montalegre - Bruxas, diabos, mafarricos invadem a vila Sexta-feira

A vila de Montalegre, conhecida como a «Capital do Misticismo», recebe a primeira de duas sextas-feiras 13 de 2013 com o espectáculo teatral «Magia da Lua Cheia», junto ao castelo, baseado no exílio amoroso de um Deus pagão. Figuras míticas como bruxas, diabos e mafarricos juntam-se à festa que preenchem todos os recantos da vila transmontana.
 O calendário de 2013 foi «favorável» a esta vila de Trás-os-Montes, no distrito de Vila Real, e reservou-lhe duas daquelas datas associadas ao azar (Setembro e Dezembro), nas quais imperará a animação, originalidade, singularidade e a mistura entre o oculto e o profano.
O presidente da Câmara de Montalegre, Fernando Rodrigues, afirmou que, à semelhança de anos anteriores, o investimento no evento é de 100 mil euros.
«É um investimento de risco zero porque tem retorno imediato para a população, produtores e empresários locais», disse.
Os visitantes, lembrou o autarca, quando vêm à Noite das Bruxas não ficam apenas na sexta-feira, mas o fim-de-semana inteiro, fazendo com que durmam, comam e consumam em Montalegre, impulsionando, assim, a economia local aos vários níveis.
Para a primeira sexta-feira 13 do ano, o autarca estima receber entre 30 a 40 mil visitantes.
Este ano, a organização apresenta o espectáculo «Magia da Lua Cheia», com efeitos especiais e música, representando o reencontro de dois amantes – Deus da Terra e Deus da Lua – separados há 1000 anos pelas forças do mal.
Em contagem decrescente para a noite «mais mágica» de Montalegre, as lojas comerciais, restaurantes e hotéis estão decorados com motivos ligados a esta data de azar e as rotundas da vila estão vestidas a rigor com capas negras de bruxas.
A vila vai ainda ser invadida por bruxas, diabos, mafarricos, seres demoníacos e duendes que deambulam pelas ruas para tentar assustar os mais imprudentes excursionistas do oculto.
Os restaurantes e hotéis de Montalegre, com lotação esgotada, prometem infernizar o jantar dos convivas com refeições diabólicas e seres demoníacas a atormentá-los.
A figura principal da festa vai ser, como vem sendo habitual, o padre António Fontes, conhecido por «Dom Bruxo», que tem como tarefa a preparação da queimada, licor feito à base de aguardente, limão, maça e açúcar, acompanhada por um espectáculo piromusical.
Antes de servir a queimada - «mistela abençoada» - o «Dom Bruxo» faz o esconjuro da bebida, recitando a ladainha «mochos, corujas, sapos e bruxas, demónios, trasgos e diabos, espíritos das enevoadas veigas», livrando-a de maus-olhados, feitiços e bruxedos.
A diversão e animação continua, até de madrugada, pelos bares e discotecas.
A Câmara de Montalegre organiza a Noite das Bruxas desde 2002, que decorre todas as sextas-feiras 13, sendo já parte integrante do calendário cultural da região.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário