Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 25 de janeiro de 2014

A Primeira Associação de Estudantes do Liceu Nacional de Bragança

No Liceu, tinha sido extinta a Academia de Estudantes e surgiu a pró-associação de estudantes, que era um grupo de 3 alunos que tinham como missão preparar a eleição da primeira associação de estudantes.
Se a memória não me atraiçoa, eram eles o Leonel Vaz, o Onofre Castro e não tenho a certeza de quem era o outro colega.
O MRPP “dominava” totalmente o ambiente estudantil no Liceu. A UEC (União de Estudantes Comunistas) tinha militantes dignos e lutadores mas com pouca expressão numérica. A Juventude Socialista e a Juventude Popular-democrata, tinham pouca capacidade de mobilização e espaço residual no meio estudantil.
O MRPP aglutinava estudantes, funcionários e alguns Professores. Até dos Padres recebíamos algumas palavras e gestos de simpatia.
(Este era um comunicado do MRPP, em sequência da campanha da Lista C, da UEC...sem qualquer partidarismo rsrsrs)
Concorreram 3 listas em representação, (se bem que camuflada), de 3 "Juventudes Partidárias e um Movimento". MRPP, JS, JSD e UEC (Lista C). A lista do MRPP ganhou com mais de 85% dos votos expressos. Éramos 15 os elementos da 1.ª Associação de Estudantes do Liceu Nacional de Bragança.
A “vida”, dentro e fora do Liceu, passou a ser mais difícil para as outras juventudes partidárias.
O controle do MRPP era absoluto. As juventudes partidárias tinham de pedir autorização à Associação de Estudantes para montarem bancas de venda de material no espaço de convívio do Liceu, que serviriam para angariar fundos. Autorizámos a colocação de bancas ao PS e ao PPD, depois de decidirmos, com pouco sentido democrático, que tipo de materiais podiam colocar à venda, mas não demos autorização aos “revisionistas” da UEC. Tempos, onde o “inimigo” estava mais à esquerda que à direita. Tempos, em que a boa vontade tinha muita força e a ignorância proliferava. A banca do MRPP, era um autêntico expositor de Países Comunistas mas não vinculados à então URSS, como a China do Mae Zedong (Mao Tze-Tung), ou a Albânia do Enver Hoxha.
Ainda não era a altura de aprendermos a cultura democrática e o respeito pela opinião dos outros. Tudo leva o seu tempo…
(Reparai na enorme quantidade de erros, em tão poucas linhas, na campanha da UEC)
No dia em que o “Luta Popular”, órgão oficial do MRPP se transformou em diário, soube a notícia pela rádio na aldeia de Bemposta onde tínhamos ido representar uma peça de teatro, foi um dia de loucura para todos nós. Toda a gente comprava o “Luta Popular”. O respeitado Cónego Ruivo era sempre dos primeiros.
Eram os tempos das R.G.A.s e dos comunicados anónimos. Anónimos, é uma maneira de falar, já que todos eles tinham “gato escondido com o rabo de fora”.A convulsão era permanente. Todos tentavam cerrar fileiras na defesa das suas convicções.
Mesmo passados tantos anos e pelas imagens expostas, temos de concluir que, pelo menos na escrita, o MRPP fazia alguma diferença...para melhor. rsrsrsr (Agora dá para rir).

(H.M.)

Sem comentários:

Enviar um comentário