A vila de Vinhais, no distrito de Bragança, promete para o próximo sábado o maior desfile de diabos do mundo, numa tradição local que encerra as festas de inverno no Nordeste Transmontano associadas aos mascarados.
O cortejo inicia-se ao cair da noite e os diabos, empunhando tochas, irão capturar e enjaular, num carro de bois, as raparigas mais atrevidas que a partir de varandas e janelas os forem desafiando defendendo-se com água e cinza", segundo a descrição feita à Lusa pelo vereador da Cultura da autarquia local, Roberto Afonso.
Este ancestral e genuíno ritual vai pintar de vermelho as ruas da sede do concelho que "é o único no país que abre e encerra as festividades cíclicas de inverno, com início em Cidões, na Festa da Cabra e do Canhoto, a 31 de outubro, culminando na quarta-feira de Cinzas, em Vinhais, com a Morte e os Diabos.
Este ano, a organização decidiu prolongar as festividades para o fim de semana e a tradição sai à rua no sábado, antecedida por uma missa de Imposição de Cinzas, na igreja do Seminário de Vinhais.
Segue-se a procissão com "Mil Diabos!", em que os participantes vestem os fatos vermelhos cedidos pela organização, e que acompanha uma "Morte" de sete metros de altura até à Pedra, local onde as raparigas são purificadas.
Durante o cortejo, os mil diabos vão fazendo travessuras às raparigas e, já na Pedra, no Largo do Arrabalde, enquanto as moças se penitenciam de joelhos, serão ouvidas as tradicionais ladainhas semipagãs.
Dá-se então a revolta e, a partir da Torre do Castelo, algumas raparigas ajudam à "Revelação do Rosto da Morte", num espetáculo de fogo, som, pirotecnia, gaiteiros e uma enorme carga mística, permitindo à assistência ver o que esconde aquele pano negro em volta do rosto da morte gigante", segundo ainda a descrição do evento.
Diz o povo que "quem pró rosto da morte olhar, por mais um ano a irá afastar!".
A noite termina com "uma Ceia dos Diabos!", numa tenda que recria o ambiente habitual dos mafarricos, onde será servida uma "refeição de excessos".
A animação fica a cargo de gaiteiros, danças e diabruras, asseguradas pelo grupo de teatro do Agrupamento de Escolas de Vinhais e pela Companhia de Teatro Filandorra.
HFI // MSP
Lusa/fim
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário