Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Mil diabos à solta em Vinhais

A vila de Vinhais, no distrito de Bragança, promete para o próximo sábado o maior desfile de diabos do mundo, numa tradição local que encerra as festas de inverno no Nordeste Transmontano associadas aos mascarados.
O cortejo inicia-se ao cair da noite e os diabos, empunhando tochas, irão capturar e enjaular, num carro de bois, as raparigas mais atrevidas que a partir de varandas e janelas os forem desafiando defendendo-se com água e cinza", segundo a descrição feita à Lusa pelo vereador da Cultura da autarquia local, Roberto Afonso.
Este ancestral e genuíno ritual vai pintar de vermelho as ruas da sede do concelho que "é o único no país que abre e encerra as festividades cíclicas de inverno, com início em Cidões, na Festa da Cabra e do Canhoto, a 31 de outubro, culminando na quarta-feira de Cinzas, em Vinhais, com a Morte e os Diabos.
Este ano, a organização decidiu prolongar as festividades para o fim de semana e a tradição sai à rua no sábado, antecedida por uma missa de Imposição de Cinzas, na igreja do Seminário de Vinhais.
Segue-se a procissão com "Mil Diabos!", em que os participantes vestem os fatos vermelhos cedidos pela organização, e que acompanha uma "Morte" de sete metros de altura até à Pedra, local onde as raparigas são purificadas.
Durante o cortejo, os mil diabos vão fazendo travessuras às raparigas e, já na Pedra, no Largo do Arrabalde, enquanto as moças se penitenciam de joelhos, serão ouvidas as tradicionais ladainhas semipagãs.
Dá-se então a revolta e, a partir da Torre do Castelo, algumas raparigas ajudam à "Revelação do Rosto da Morte", num espetáculo de fogo, som, pirotecnia, gaiteiros e uma enorme carga mística, permitindo à assistência ver o que esconde aquele pano negro em volta do rosto da morte gigante", segundo ainda a descrição do evento.
Diz o povo que "quem pró rosto da morte olhar, por mais um ano a irá afastar!".
A noite termina com "uma Ceia dos Diabos!", numa tenda que recria o ambiente habitual dos mafarricos, onde será servida uma "refeição de excessos".
A animação fica a cargo de gaiteiros, danças e diabruras, asseguradas pelo grupo de teatro do Agrupamento de Escolas de Vinhais e pela Companhia de Teatro Filandorra.

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário