Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 30 de março de 2014

Autarquia de Alfândega da Fé propõe viagem pelos lugares com memória

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé associa-se às comemorações nacionais do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com a organização de uma visita guiada pelos Lugares da Memória de Alfândega da Fé. 
O município desafia os participantes para uma viagem que vai dar a conhecer histórias e curiosidades associadas a sítios e monumentos da sede do concelho. Para tal vai ter lugar, no dia 16 de abril, uma visita guiada, conduzida pelo historiador, Paulo Costa.
Pretende-se através deste percurso histórico dar uma outra perspectiva sobre o património existente. O ponto de partida é a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, por volta das 10.00h, segue-se uma incursão pelos lugares da memória de Alfândega Fé. Pretende-se através deste percurso histórico dar uma outra perspectiva sobre o património existente.
Um olhar de um historiador, que vai revelar aspectos desconhecidos e mostrar a importância e significado de sítios que a proximidade, muitas das vezes, ensinou a desvalorizar. 
Esta foi a forma encontrada pela autarquia para despertar a atenção do público em geral, mas também dos colaboradores municipais para o património em todas as suas vertentes. 
Com esta ação pretende-se promover a identificação com o território e as suas marcas distintivas, procurando-se fazer de cada alfandeguense uma espécie de zelador do património, fornecendo-lhe instrumentos para que se tornem em promotores ativos do património concelhio. 
Daí que esta iniciativa possa também ser entendida como uma ação de formação, que pretende a participação direta dos trabalhadores do município. Este envolvimento é tido como fundamental para a concretização da estratégia de valorização e preservação do património concelhio traçada pelo município. 
Recorde-se que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS – Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios - a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO em 1983.
Esta comemoração tem como objetivo valorizar o património português e sensibilizar o público para a sua diversidade e vulnerabilidade. Em Portugal as comemorações deste ano acontecem de 12 a 20 de abril sob o tema “Lugares de Memória”.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário