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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de março de 2014

40 milhões para o regresso do comboio

Trazer novamente o comboio até Bragança é o objectivo do Movimento Cívico pela Linha do Tua.
No passado sábado foi organizada a primeira acção de limpeza de canais e estações na zona de Mirandela, que juntou perto de 30 voluntários. 
O representante do Movimento, Daniel Conde, garante que este foi o primeiro passo para pressionar as entidades regionais e nacionais para a importância da reabertura da linha.“Seguir o exemplo de algumas vias férreas, por exemplo no Reino Unido, que foram reabertas após 50 anos de abandono, precisamente após estas acções cívicas. A própria comunidade local começou a juntar-se a limpar o canal e as estações, fizeram-se acordos entre as autarquias e o poder central, foram reabertas e estão a servir a população. E é isso que nós pretendemos aqui”, realça o representante do Movimento.
Daniel Conde fez contas e diz que por apenas seis milhões de euros é possível ter o comboio de volta a Bragança. 
“Custaria à volta de 40 milhões de euros, com acesso a dinheiros do QREN a 85 por cento sobraria ao Estado, às autarquias ou a privados, seis milhões de euros apenas para termos o comboio de volta até Bragança”, salienta.
Entre quem participou nesta acção há quem acredite que é possível reactivar a linha, mas também há quem duvide que o comboio volte a apitar nas estações. É o caso do presidente da Junta de Freguesia de Carvalhais. “Não acredito, mas gostaria de o voltar a ver funcionar, mas da maneira que está a linha não acredito”, afirma António Jacob.
O Movimento Cívico pela Linha do Tua promete realizar mais acções deste género e garante que vai apresentar uma proposta de reactivação da Linha às autarquias e também à REFER.

in:jornalnordeste.com

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