Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Politécnico de Bragança acolhe três estudantes sírios

O núcleo de estudantes estrangeiros do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) ganhou uma nova nacionalidade com a chegada de três estudantes sírios ao abrigo do programa lançado pelo ex-presidente da República, Jorge Sampaio.
Rami, Nour e Emad estão há poucos dias em Bragança e hoje contaram aos responsáveis do programa como está a decorrer a adaptação a uma cidade pequena do Interior de Portugal, onde os jovens garantiram estar a sentir-se "em casa".
Os três fazem parte do grupo de 42 estudantes sírios que chegou, no sábado, a Portugal, para prosseguir os estudos em universidades e politécnicos, no âmbito da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência.
Estes jovens foram obrigados a interromper os estudos no seu país devido à guerra que paralisou o sistema educativo pela destruição e por falta de condições de segurança, segundo Helena Barroco, assessora de Jorge Sampaio, que esteve hoje em Bragança.
A responsável reuniu-se com os três jovens, acolhidos numa das duas residências para estudantes estrangeiros do IPB, na zona histórica da cidade.
Dois vêm para iniciar a licenciatura e outro para finalizar e iniciar um mestrado.
Rami só vai tratar da parte académica na próxima semana, já em relação a Bragança garante que "é um sítio muito agradável, as pessoas são muito simpáticas" e que se sente "como em casa".
"É difícil estar longe de casa, mas as pessoas em Bragança são muito amigáveis", contou.
A família do quase engenheiro químico ficou na Síria, "num sítio seguro", segundo o jovem que agradece ao Governo português "a oportunidade deste sonho" que está a viver.
O colega Nour vai estudar engenharia informática e explicou que não o pode fazer na Síria porque "é perigoso ir para a escola, os pais têm receio de mandar os filhos para a escola ou para as universidades".
Em poucos dias, este jovem sírio de 20 anos já sabe apresentar-se em dizer alguns números em português.
O politécnico de Bragança tem cerca de mil estudantes, entre os sete mil alunos, de diferentes nacionalidades ao abrigo de programas de intercâmbio, e aceitou acolher até cinco jovens sírios, como adiantou o presidente, Sobrinho Teixeira.
Um quarto" deverá chegar numa próxima leva", segundo ainda o responsável que acredita "na capacidade de acolhimento e tolerância da cidade e no espírito académico" para ajudar estes jovens a "sentirem-se enquadrados e bem recebidos".
O IPB vai também proporcionar aos estudantes sírios a aprendizagem da língua portuguesa.
Helena Barroco recordou que o programa de acolhimento dos estudantes sírios foi lançado em setembro e recebeu mais de 3.000 candidaturas, muitas já depois de encerrado o prazo de inscrição.
Além de Portugal, os jovens estão a ser acolhidos também no Egito, Líbano, Iraque, Turquia e Estado Unidos da América.

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário