quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Nordeste Transmontano pode perder Rede de Laboratórios Clínicos convencionados

Na sequência do anúncio de novas medidas de internalização das análises clínicas por parte da ULSNE (Unidade Local de Saúde do Nordeste), a Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL) reúne de emergência na próxima segunda-feira, dia 11, com as principais entidades intervenientes na região do Nordeste Trasnsmontano.
O objectivo é debater a defesa do SNS, do qual os laboratórios clínicos são parte integrante, e as graves consequências que mais medidas de internalização por parte da ULSNE podem significar para os utentes do Nordeste Transmontano, nomeadamente a possibilidade do fim da existência da rede de laboratórios clínicos na região, com todos os custos sociais associados, refere um comunicado  da ANL enviado à comunicação social. 

De acordo com José Chaves, presidente da ANL, “Os laboratórios convencionados são parte integrante do SNS e desempenham um papel fundamental no garante do acesso dos utentes a um meio de diagnóstico de primeira linha. É a rede convencionada que assegura a rapidez e proximidade do serviço junto dos utentes. As medidas de internalização anteriores ainda não provaram ter tido qualquer benefício quer para os utentes, quer para a ULSNE e, face a cenários de novas medidas de internalização, continuam a não serem apresentados dados que sustentem que as mesmas representam sequer poupança efectiva para a ULSNE. Aliás, estudos feitos anteriormente revelam que medidas de internalização aportam mais custos para as instituições do que poupança efectiva. Acrescido à dívida acumulada que a ULSNE tem para com os laboratórios na região, mais internalização configura um cenário insustentável para laboratórios e utentes que terão o seu acesso às análises clínicas drasticamente reduzido, numa violação clara do Direito de Livre Escolha configurado na Lei de Bases da Saúde.”.

Para a reunião, que tem lugar no próximo dia 11 de Agosto, segunda-feira, pelas 16h00 no Auditório da Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Bragança- Av. D. Afonso V em Bragança, foram convocadas as Ordens dos Médicos e Farmacêuticos, bem como todos os responsáveis pelas autarquias, deputados regionais, entidades da Santa Casa da Misericórdia e as associações empresariais e industriais da região.

Na reunião será apresentado o documento “Análises Clínicas no Nordeste Transmontano: 5 pontos que os utentes devem saber”, que pretende informar directamente os utentes sobre o que poderão ser as consequências das medidas de internalização da ULSNE, bem como sobre os direitos legítimos que lhes assistem. O documento será posteriormente distribuído junto da população.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário