Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Alfândega da Fé recebe dia 3 de setembro no Centro Cultural Mestre José Rodrigues o evento “Sabor de um rio”

Alfândega da Fé recebe dia 3 de setembro pelas 21h30 no Centro Cultural Mestre José Rodrigues o evento “Sabor de um rio”, uma homenagem ao rio Sabor e às suas gentes.
Com a construção da barragem e a mudança na paisagem, o autor do projeto, Carlos Afonso, natural da aldeia de Parada, decidiu recordar as tradições e os hábitos que ligavam a população de Parada, Sendim da Ribeira, Sardão e Alfândega da Fé ao rio Sabor. 

Através de recriações teatrais, narradas pela personificação do rio Sabor, serão recordadas as colónias de férias, a pesca, o lavar da roupa, a cura do tremoço e a ligação com o Santo Antão. 

Com isto, o autor do projeto, pretende deixar assente, que apesar da barragem, as memórias do Rio Sabor e todas as atividades ligadas ao mesmo continuam vivas nas gentes do concelho. 

O evento é uma forma de divulgar não só o rio Sabor mas também o livro “Alma dos Canaviais e outras histórias...” onde estão patentes poemas e contos sobre o Rio e todas as suas tradições, deixando a sua história gravada para a posteridade e para as gerações vindouras. 

Os habitantes das aldeias afluentes ao rio estão entusiasmados com o projeto sendo que dezenas de pessoas prontamente quiseram participar no evento como figurantes ou contadores de histórias. 

A Banda Municipal de Alfândega da Fé e o Grupo de Fados uniram-se também ao projeto trazendo música e animação aos espectadores 

Serão ainda apresentados uma série de textos de vários autores que basearam a sua escrita na temática do rio Sabor. 

Segundo o autor, “o evento cultural "SABOR" de um rio é uma linda história feita de histórias de um rio com passado, presente e futuro”.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário