Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Catedral de Bragança e Miranda do Douro estampadas em selos

A Catedral de Bragança e a Concatedral de Miranda do Douro estão a partir desta semana e nos próximos sete anos disponíveis em selos dos correios. As duas catedrais do nordeste transmontano fazem parte da última série de selos dos CTT, Correios de Portugal, sobre a Rota das Catedrais.
O director de filatelia dos CTT, Raúl Moreira, salienta que este é um projecto que começou há cerca de quatro anos e que tem vindo a contribuir para a divulgação das catedrais portuguesas. “Foi uma proposta que recebemos por parte da Conferência Episcopal Portuguesa, estando integrado num projecto mais amplo que era a Rota das Catedrais. Entendemos que era um assunto muito interessante para fazer selos de correio”, revela. Foram emitidos 155 mil selos de cada catedral. 
A primeira a ser contemplada nesta colecção da rota das catedrais foi a Sé Patriarcal de Lisboa, cuja construção foi iniciada em 1147. Seguiram-se a Basílica de Nossa Senhora da Assunção em Évora, a Igreja de São Tiago em Beja, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção em Elvas, a Catedral de Santa Maria da Graça em Setúbal e a antiga Sé de Bragança, concluída em 1561. 
As últimas catedrais desta terceira série da colecção a serem estampadas em selo foram a catedral de Miranda do Douro , cuja construção se iniciou em 1552 e que é também sede episcopal e a Catedral de Bragança, inaugurada já no século XXI, no ano de 2001. Ainda que muita gente utilize actualmente as tecnologias para comunicar e enviar documentação, os CTT distribuem cerca de cem mil objectos postais que circulam selados diariamente. Cerca de 50% dos selos emitidos pelos CTT são comprados por coleccionadores. 
Os CTT querem também reunir as 26 catedrais que fazem parte da colecção de selos num livro que será editado no próximo ano. Para o bispo da diocese Bragança-Miranda, esta é uma boa forma de divulgar as um pouco do património religioso do nordeste transmontano. “Por todos os meios nós temos que dar a conhecer o belo, o positivo, o bom que nós temos neste nordeste transmontano, que é tanto. Importa divulgá-lo por todos os meios possíveis”, salienta Dom José Cordeiro. 
Esta colecção será apresentada oficialmente pelos CTT no dia 27 de Setembro, numa cerimónia presidida pelo bispo da diocese Bragança em Miranda do Douro. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário