Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Refer e câmara de Macedo ensaiam aproveitamento turístico da Linha do Tua

Setembro pode trazer novidades as estações e apeadeiros da Linha do Tua situadas no concelho de Macedo de Cavaleiros.

O vice-presidente do município, Carlos Barroso, anunciou que está para breve uma reunião com a Refer, para discutir formas de viabilizar uma possível exploração a Linha do Tua no concelho.

“O presidente da câmara do município de Macedo de Cavaleiros tem agendada uma reunião para 3 de setembro com o presidente da Refer para discutir alternativas para viabilizar o património da empresa no nosso concelho, que permitam a utilização e visitação do público.”

São sete paragens ao todo, entre Cortiços e Valdrez, que podem ganhar uma nova vida.

Carlos Barroso diz que está tudo em aberto, mas que pode ser criada uma parceria entre a Refer e a câmara de Macedo de Cavaleiros, para aproveitar turisticamente os cerca de 20 km de troço.

“Neste momento está tudo em aberto.

É uma reunião aberta, em que iremos ver a forma de reabilitação e exploração desse património, nomeadamente sobre o possível estabelecimento de uma possível parceria entre o município de Macedo de Cavaleiros e a Refer, visando a futura utilização desses espaços que existem no concelho.

Fala-se da utilização em termos turísticos. Parece-nos que apresentam um enorme potencial para essa atividade.

Estamos atentos e penso que será possível. É uma questão de estabelecermos o modelo de financiamento e de contrapartidas de uma parte e de outra.”

Os pontos de paragem da Linha do Tua no concelho de Macedo de Cavaleiros, desativos desde 15 de outubro de 1992, data conhecida como a “Noite do Roubo”, que ditou o encerramento do percurso Bragança-Mirandela, podem vir agora a ser restaurados para aproveitamento turístico.

Os moldes de uma possível parceira da câmara macedense com a Refer, para exploração turística, visando a visitação dos espaços do percurso Cortiços-Valdrez vão começar a ser desenhados dia 3 de setembro, numa reunião entre o presidente do concelho de Macedo de Cavaleiros e o presidente da Rede Ferroviária Nacional.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário