Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Projeto turístico luso-espanhol é "motor da economia" no Douro Internacional

Um projeto luso-espanhol tendo por base as águas protegidas do Douro Internacional, concelho de Miranda do Douro, leva àquele território cerca de 70 mil visitantes/ano, que deixaram 2,5 milhões de euros na economia local.

A parceria junta empresas privadas portugueses e espanholas e universidades de ambos os países, que colaboram com a Estação Biologia Internacional (EBI) do Douro,

"Entendemos que tínhamos de investir em qualidade e até triplicamos os investimentos nos últimos três anos. Suportamos a crise e conseguimos mesmo crescer", explicou à Lusa o coordenador da EBI-Douro, David Salvador.

Segundo o responsável, à medida que vai crescendo o número de visitantes, que aproveitam um cruzeiro ambiental a bordo do navio-aula "Esqua", a repercussão na economia local vai atingindo uma dimensão "assinalável".

"O impacto gerado na economia local pelos passeios de barco é de 2,5 milhões de euros/ano, repartidos pela restauração, hotéis, artesanato e produtos endógenos", assinalou.

Este projeto teve início em 1994, com pequeno barco quer fazia cruzeiros ambientais no troço do Douro Internacional entre as barragens do Castro (Espanha) e a de Miranda do Douro, ganhando escala ano após ano.

Em 2011, entrou em serviço uma segunda embarcação movida a energia eólica, que opera no largo da Sanabria (Espanha). Faz a ligação do ponto de vista ambiental com área protegida do Parque Natural de Montesinho, na região de Bragança e Vinhais.

David Salvador garante ainda que a parceria com entidades portuguesas é " uma mais-valia para a EBI", que conta também com a colaboração de entidades estatais como o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas ou a Direção Regional de Cultura do Norte, além de autarquias da região.

Quem aproveita par sulcar as águas do "canhão do Douro", onde a altura das escarpas pode chegar aos 250 metros, aprecia todo uma beleza natural rara e “não se sente defraudado, já que a fauna e flora da região são únicas" em toda a Península Ibérica.

"Era um sonho conhecer esta parte do Douro e [a deslocação] foi uma agradável surpresa, dada a valorização e conservação do património a valorização que está a ser efetuada. Este passeio poder igualmente suscitar nas crianças o respeito pela natureza", enfatizou Zita Gonçalves, uma visitante oriunda do Porto.

Por seu lado, Izaskum Azunedi, uma turista deslocada de Madrid, destacou a paisagem do canhão do Douro, os ninhos de águia, a rota do contrabando, ou sistema agrícolas e pecuários em plenas arribas do rio ibérico.

Outro dos pontos altos da visita a esta região transfronteira é o espetáculo proporcionado aos amantes do turismo-natureza pelas aves rupícolas autóctones. Ou, então, espécies que vêm outros continentes, como águia americana de cabeça branca ou o urubu do Brasil.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário