Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Verdes pedem ao governo relatório sobre inspecção na barragem do Tua

O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou um requerimento na Assembleia da República a solicitar o relatório da inspeção que está a ser levada a cabo pela Direção Geral do Ambiente na barragem de Foz Tua. Na altura em que passaram sete anos após o último acidente mortal na Linha do Tua, Os Verdes reiteram a suspensão da barragem .
A dirigente do partido, Manuela Cunha salienta que com este requerimento querem que o governo entregue um relatório que mostre se estão a ser cumpridas as normas definidas na Declaração de Impacte ambiental, (DIA). 
A dirigente dos Verdes acusa o governo de usar como argumento para não parar as obras da barragem o facto de ter de indemnizar a EDP em milhões de euros, afirmando que as obras já podiam ter parado sem qualquer indeminização uma vez que esta empresa não cumpriu as obrigações contratuais previstas na DIA. 
Manuela Cunha acusa ainda o governo de ter andado “cego” nos últimos anos e estranha que só agora averigue essa situação. Dos incumprimentos da DIA, os Verdes destacam a questão da mobilidade, das linhas de Alta Tensão e os impactos sobre o Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade. 
A barragem do Tua começou a ser construída em 2011 e tem sido alvo de controvérsia devido à desactivação da linha ferroviária do Tua e aos alegados incumprimentos do que estava previsto na Declaração de Impacte Ambiental. Nas obras da barragem morreram até ao momento quatro operários. Já antes da desactivação da linha do Tua morreram outras quatro pessoas na sequência de dois acidentes de comboio. 
Os verdes consideram que estes acidentes “serviram de pretexto” para o governo, na altura do PS, encerrar a linha ferroviária e dar o aval definitivo à barragem. 
O partido considera ainda que estas mortes deixam uma “marca de luto indelével” sobre o vale do Tua, símbolo até então da “vida luxuriante, pela biodiversidade que o caracteriza e pela vida que a linha ferroviária proporcionava à região”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário