Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Câmara de Mirandela não garante transporte

Ministério da Educação decidiu encerrar a escola do Cachão. Autarquia rejeita responsabilidades
Apesar das várias tentativas de travar o encerramento da escola do Cachão por parte da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, o certo é que este ano este estabelecimento de ensino não vai receber crianças. Os alunos vão ter de se deslocar cerca de cinco quilómetros para assistirem às aulas em Frechas, a sede de freguesia. 
O presidente da Câmara Municipal de Mirandela mantém a sua posição contra o encerramento desta escola, remetendo responsabilidades para o Ministério da Educação. António Branco rejeita ainda qualquer tipo de responsabilidade no transporte destas crianças. “A responsabilidade do encerramento da escola não é da Câmara, mas sim da DGEST. A rede escolar foi-nos comunicada em Fevereiro. Com base nessas informações fizémos um concurso para adjudicação dos transportes escolares. Se alguém fez uma alteração nessa rede tem que assumir essa responsabilidade”, sublinha o autarca.
Em causa está também a construção do Centro Escolar de Mirandela. Um projecto de cerca de oito milhões de euros que aguarda financiamento desde 2006. “Esse Centro Escolar foi o acordo que a Câmara Municipal de Mirandela fez com o Ministério da Educação para concentrar toda a rede escolar e que levou ao encerramento de 42 escolas, nessa altura. Tem que haver a resolução desse compromisso. Não víamos problema nenhum em que as escolas no meio rural encerrassem desde que as crianças fossem transportadas para espaços onde pudessem ter melhores condições de ensino e não é o que acontece”, reforça o autarca.
A escola do Cachão foi frequentada por sete alunos no passado ano lectivo. Este ano, ao que foi possível apurar apenas uma criança do Cachão vai à escola.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário