Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Comédia de Pires Cabral representa a temática da violência doméstica numa aldeia imaginária


Sábado, o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros recebeu a estreia nacional da peça “O Sacos das Nozes”, em jeito de homenagem ao autor, António Manuel Pires Cabral.

A história de uma aldeia imaginário, onde as mulheres mandam nos homens, o que desperta a atenção do bispo da diocese, e leva o padre da paróquia a oferecer um saco de nozes, um bem caro, ao homem que provar mandar em casa.

Não foi a primeira vez que esta história, escrita em 1982 e inspirada em histórias que circulam nas aldeias um pouco por todo o país, foi levada a palco, mas foi a primeira vez que foi feito por uma companhia de teatro profissional, pela Filandorra.

O enredo, esse, empurra para a necessidade de harmonia entre os casais, explica Pires Cabral.

No final, Pires Cabral foi homenageado em palco. No entanto, considera ser cedo para consagrações, e pede que o deixem trabalhar um pouco mais.

Esta homenagem contou com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte e do Secretário de Estado da Cultura. O diretor da Direção Regional de Cultura do Norte , António Ponte, esteve presente e salienta a importância de um reconhecimento nacional ao autor.

Também a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros apoiou a iniciativa da Filandorra, e se aliou para homenagear o macedence Pires Cabral.

David Carvalho foi o encenador desta peça. A estreia deixou-o contente, e vai haver mais apresentações, até além-fronteiras.

Há ainda uma exposição icono-biográfica do escritor, que vai acompanhar a digressão.

“O Saco das Nozes”, uma peça de teatro de Pires Cabral escrita há 33 anos, e que chega agora à representação por uma companhia profissional.

Ontem, domingo, a peça esteve em Chacim, terra natal do autor. Depois, vai percorrer Trás-os-Montes, e no verão deve chegar a França.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário