Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Exposição de Fotografia “Sensibilidades” | Obra de Eduardo Teixeira Pinto na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues

Sensibilidades é uma exposição que reúne 38 fotografias a preto e branco da autoria de Eduardo Teixeira pinto. São retratos dos anos 50, 60 e 70 do século passado que nos dão a conhecer o olhar do artista sobre o quotidiano, ou seja, as suas sensibilidades.
A exposição que se assume também como uma homenagem póstuma à obra e ao artista vai estar patente na galeria da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, Alfândega da Fé, de 3 a 28 de fevereiro. Trata-se de uma mostra itinerante que desde 2011 tem vindo a percorrer vários espaços culturais do país. Fruto também da vontade da vontade da Família que devido ao valor incalculável do espólio deixado por Eduardo Teixeira Pinto quis partilhá-lo, promovendo a realização de 3 exposições itinerantes na qual se integra a “Sensibilidades”. 

Recorde-se que o fotógrafo faleceu em janeiro de 2009. Nascido em Amarante, em 1933, começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes. 

Foi membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente «Associação Fotográfica do Porto», «Grupo Câmara» (Coimbra) e «Associação Fotográfica do Sul» (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX, tendo obtido inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional, com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.

O trabalho de Eduardo Teixeira Pinto está patente, desde Agosto de 2011, no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, com uma exposição permanente no primeiro piso daquele equipamento cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário