Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Câmara de Vila Flor vai apoiar reabilitação de habitações de pessoas carenciadas

A Câmara Municipal de Vila Flor vai apoiar a reabilitação de habitações de munícipes carenciados. A autarquia criou um regulamento que estabelece as normas de atribuição do auxílio financeiro para a melhoria das condições de casas degradadas que pertençam a munícipes em comprovadas dificuldades financeiras.
As intervenções podem visar as redes de abastecimento de águas e saneamento, instalações eléctricas, telhados, bem como adaptações interiores, nomeadamente no caso de habitações de cidadão portadores de deficiência. 
Segundo com o autarca de Vila Flor, Fernando Barros, à câmara tem chegado um maior número de solicitações de ajuda nesta área. “Somos muitas vezes solicitados para fazer intervenções em casas, não temos outra forma de o fazer e assim ficamos com um mecanismo para podermos responder às pessoas mais carenciadas”, explica. 
A medida, que também inclui isenção nas licenças de obras, prevê um contributo que pode chegar aos 5 mil euros, e que vai até 3 mil euros quando em causa está apenas a aquisição de materiais. 
Para o edil, os motivos que levam à degradação das habitações têm várias origens, mas na maioria dos casos são agravadas com a crise económica. “A degradação da habitação vai acontecendo ao longo dos anos. O que se nota é mais dificuldade dos agregados familiares, por razões diversas, falta de emprego, porque ganham menos porque os impostos aumentaram, e não há a mesma capacidade de resposta para proceder à manutenção das habitações”, entende Fernando Barros. 
Os munícipes terão disponível este apoio depois do regulamento ser apresentado para votação na Assembleia Municipal, em Fevereiro.
 Este mecanismo vem-se juntar ao plano de emergência social do concelho, já existente, que se destina a prestar apoio no pagamento de despesas da área da saúde, bem como facturas de água, luz ou gás, e que pode traduzir-se também em apoio alimentar. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário