Sé de Miranda do Douro |
A Direção Regional de Cultura do Norte desenvolve a sua atividade num território geográfico com características únicas e onde, por exemplo, existem quatro locais classificados como Património Mundial pela UNESCO: o Centro Histórico do Porto, o Centro Histórico de Guimarães, o Alto Douro Vinhateiro e o Sítio de Arte Rupestre Pré-Histórica do Vale do Côa.
Esta diferença de paisagem cria movimentos culturais muito significativos e cativa, de igual modo, públicos muito heterogéneos que a DRCN espera continuar a seduzir.
Por outro lado, a Direção Regional de Cultura do Norte é responsável pela gestão e manutenção de um conjunto alargado de museus e monumentos, sendo objetivo desta entidade dar seguimento ao bom desempenho registado, no ano passado, por parte dos museus e monumentos que quase dobraram a afluência de público, atingindo um valor superior a 1 milhão de visitantes.
A subida acentuada na procura por parte dos visitantes resulta de um esforço conjunto que tem vindo a ser desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Norte, em articulação com os diretores dos respetivos museus e responsáveis pela gestão dos monumentos, bem como dos agentes e autarquias locais, apostados em dinamizar as localidades nortenhas.
Ciente da importância do dinamismo cultural para as economias locais, não só do ponto de vista turístico e civilizacional, mas também no que respeita ao incremento da atividade na restauração e alojamento, a DRCN tem vindo a apostar na dinamização de uma série de atividades e iniciativas de promoção e divulgação dos seus museus e monumentos.
Salientam-se as constantes ações de promoção desenvolvidas através da presença em eventos nacionais e internacionais, relacionados com o turismo e património, de que é exemplo a FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid e na qual a DRCN estará presente, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal.
A FITUR 2015 espera acolher nesta edição 200 mil visitantes de todo o mundo, incluindo 120 mil profissionais do setor. O certame, que irá contar com um total de 9,107 empresas de 165 países e regiões, apresenta um total de 686 expositores, o que corresponde a um aumento de 12% face à edição passada.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário