Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Alfândega da Fé vai integrar projeto-piloto de combate à violência doméstica

A Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, esteve em Alfândega da Fé numa reunião de trabalho com autarcas do sul do distrito de Bragança. Em cima da mesa esteve a estratégia nacional de intervenção na área da violência doméstica.
Catarina Marcelino quer melhorar as respostas no terreno. Para tal desafiou os autarcas a unirem esforços e a abraçarem um projeto conjunto de intervenção na área da violência doméstica. A ideia passa pela criação de uma estrutura intermunicipal que permita alargara resposta no distrito, estabelecendo protocolos de cooperação entre autarquias e forças de segurança, envolvendo o ministério público, 

a medicina legal e saúde. Uma resposta integrada, assente no trabalho em rede e de parceria que vai proporcionar outro nível de articulação entre as entidades que atuam no terreno, visando o estabelecimento dos passos a seguir e papel de cada entidade 

no processo de apoio à vítima. Até porque como reconheceu a Secretária de Estado, o que é preciso mudar não é a lei mas sim a respostas e articulação no terreno. É aqui que este novo projeto pode fazer a diferença, para a Presidente da Câmara de Alfândega da Fé ao trabalhar em rede aumenta-se a capacidade e melhora-se a resposta. No fundo o que se pretende é a criação de um novo núcleo de apoio à vítima que irá servir a parte sul do distrito de Bragança. Uma resposta de proximidade cuja sede ficará numa instituição particular de Solidariedade Social ou Organização Não Governamental. 

Um projeto comunitário que nesta primeira fase irá abranger os Municípios de Alfândega da Fé, Mogadouro, Miranda do Douro e Vila Flor, mas que pode também ser estendido a Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta. Os protocolos para a constituição deste núcleo deverão ser celebrados antes do início do verão. 

No mesmo dia a Secretária de Estado visitou as instalações da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé onde ficou a conhecer o trabalho desenvolvido por esta instituição na área da violência doméstica. 

NI-CM Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário