Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Segurança é prioridade na época de combate a incêndios

Tolerância zero ao risco na próxima campanha de incêndios florestais, que começa a 15 de Maio.
O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, não quer que os bombeiros corram riscos, definindo como meta zero mortos e feridos.
Os bombeiros frequentaram acções de formação em que “a base e um dos desígnios principais” foi a segurança dos operacionais. Para os sensibilizar foram realizadas ações de formação em todo o país. 
O membro do Governo salientou que, nesse sentido, “a 7500 operacionais foi dito, na formação, que em primeiro lugar estava a segurança deles e disso não abdicamos e tudo será feito para que venha a acontecer”. 
Declarações de Jorge Gomes na apresentação do dispositivo de combate a incêndios para o distrito de Bragança, que este ano ocorreu em Vila Flor. Engloba 111 equipas, com 477 recursos humanos e três helicópteros estacionados na Serra da Nogueira, em Bragança, na Serra de Bornes, Alfândega da Fé, e na Meda, já distrito da Guarda. 
Apesar deste contingente, o comandante distrital da Proteção Civil, Noel Afonso, alerta para a necessidade de todos colaborarem no combate à destruição da floresta. Noel Afonso salienta ainda que o distrito apresenta várias dificuldades aos bombeiros no combate a incêndios florestais: “Desde logo, a grande quantidade de combustíveis, o abandono das terras é evidente, a própria orografia do terreno também nos traz algumas complicações e a dispersão, estamos a falar de um distrito de grandes dimensões, é o quinto maior do país e todos esses fatores conjugados trazem algumas complicações, mas o dispositivo está planeado a contar com estes constrangimentos e dificuldades”, garante Noel Afonso.
Refira-se que Bragança é um distrito grande e problemático, com uma média anual de quase 700 ignições nos últimos dez anos e cerca de 7.700 hectares, em média, de área ardida. 

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário