Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 23 de abril de 2016

Agressões e maus tratos a idosa em Poiares

Os filhos de uma utente do Centro Paroquial de Poiares, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, apresentaram queixa na GNR contra uma funcionária por agressões à sua mãe, disse hoje à Lusa um dos familiares.
Os filhos de uma utente do Centro Paroquial de Poiares, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, apresentaram queixa na GNR contra uma funcionária por agressões à sua mãe, disse hoje à Lusa um dos familiares.

"Há uma funcionária [do Centro Paroquial] que, não sei por que motivo, agrediu a minha mãe. Há cerca de dois anos, havia feito o mesmo. As agressões pararam, após uma reunião da direção da Instituição. Agora, a situação é bem mais grave já que há lesões e o acontecimento foi ocultado pelos responsáveis do lar", explicou Marina Galas, uma das filhas da alegada vítima.

Segundo os familiares da idosa, os factos remontam ao dia 12 de abril e a família diz que só no 18 é que foi "alertada" para a situação.

"Estamos revoltados. Como é possível ter uma idosa com ferimentos durante dias e sem a família ser avisada ou contactada? Em nossa opinião, os responsáveis pelo lar tentaram camuflar o acontecimento", indicou Marina Galas.

Os familiares da idosa avançaram à Lusa que ela foi encaminhada para o Centro de Saúde de Freixo de Espada à Cinta e para a Medicinal Legal, em Mirandela, para exames e perícias médicas.

Em nota enviada à agência Lusa, o Secretariado das Comunicações Socais da Diocese Bragança-Miranda esclarece que a direção do Centro Social Paroquial de Poiares, em Freixo de Espada à Cinta, abriu um inquérito interno de averiguação para apurar a origem das queixas de uma utente relacionadas com uma situação de eventuais maus tratos.

"O assunto está a ser acompanhado com toda a atenção, como é, aliás, timbre da instituição, que levará o caso até às últimas consequências", frisa o documento.

Por se tratar de um processo interno, a Direção do CSP de Poiares disse entender não ser oportuno fazer mais comentários até à sua conclusão.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário