Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 24 de abril de 2016

Recuperação de olival centenário deu origem a percurso pedestre que complementa calçada de Alpajares

Um olival centenário, que se acredita ter mais de 400 anos, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, foi recuperado pela Associação Transumância e Natureza e integra agora um percurso pedestre interpretativo. As cerca de 40 oliveiras situam-se em pleno Parque Natural do Douro Internacional, junto à calçada de Alpajares, que está já sinalizada como percurso pedestre da ribeira do Mosteiro.
A Transumância e Natureza é uma organização não governamental, de ambiente, e sem fins lucrativos, criada há 15 anos em Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda. Interessada na conservação da natureza da área do Parque do Douro Internacional, decidiu expandir a sua área de abrangência para o distrito de Bragança. Para isso, adquiriu terrenos privados nesta zona, em Setembro do ano passado.
O coordenador executivo desta associação, Pedro Prata, explica o trabalho que têm vindo a desenvolver nas propriedades que adquiriram. “Recuperámos uma casa tradicional que se encontrava com o telhado quase a cair. Pretendemos recuperá-la ao ponto de poder ser utilizada. Identificámos uma parcela muito importante de um olival multi-centenário, que estamos agora a tentar saber a sua idade, de uma forma mais precisa. Uma das primeiras acções que implementámos foi a limpeza desse olival e culminou na organização de um percurso pedestre. 
Para além disso, como uma primeira acção experimental, foi feita a colheita da azeitona dessas oliveiras e produzido um pequeno lote de azeite”, descreveu o responsável. Grande parte da área abrangida pelo Parque Natural do Douro Internacional é constituída por propriedades privadas. 
A Transumância e Natureza interessa-se, por isso, em adquiri-las para melhor poder preservar a fauna e a flora deste território. Depois da recuperação deste olival, a associação quer agora desenvolver outros projectos. “O objectivo da associação era adquirir e conservar aquela propriedade e, dentro de uma parceria muito mais alargada que temos com outras 9 entidades, iniciámos, em Junho passado, um projecto dentro do Programa Life. 
Trata-se de um programa da Comissão Europeia que visa a gestão e o melhoramento das características ambientais, dentro da rede Natura 2000. Através deste programa, pretendemos proteger, salvaguardar e melhorar a reprodução de duas espécies emblemáticas do Parque Natural do Douro Internacional: o abutre do Egipto e a águia-de-bonelli”, acrescentou Pedro Prata. 
O novo percurso interpretativo, em torno do olival centenário da zona da ribeira do Mosteiro abriu esta manhã ao público, servindo de complemento ao percurso da calçada de Alpajares. O Município de Freixo de espada à Cinta organizou este sábado uma caminhada a esta calçada, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1977. 
Já em Março do ano passado foi inaugurado o Centro Interpretativo da Calçada de Alpajares, na antiga escola primária de Poiares. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário