Morais, em Macedo de Cavaleiros, é uma das aldeias mais antigas do concelho e celebrou, no passado domingo, 800 anos de existência.
Além da riqueza geológica que a apelida como “Umbigo do Mundo”, pensa-se que o nome Morais faça referência ao apelido de uma família fidalga do séc. XIII que poderão ter habitado naquelas terras.
Rui Sousa, investigador pelo município, refere alguns dos vestígios que a aldeia ainda preserva da antiguidade.
“Escolheram os 800 anos porque é uma data coincidente com 1217, mas há datas anteriores e há documentos que provam a existência da localidade já em anos ateriores. O que é que se preserva dessa altura? Em termos de monumentalidade permanecem as ruínas da igreja da Nossa Senhora do Monte, não sabemos precisar de que época é mas sabemos que é medieval, temos a certeza que no século XVIII ela ainda estava oculta . Também temos a importantíssima Igreja de Santo André em Morais que é uma igreja de finais do séc XVII inícios do séc XVIII que ainda preserva tudo aquilo que tem a ver com grande rota do barroco que nós temos aqui em trás-os-montes. Permanecem ainda as capelas de São Pataleão, da Nossa Senhora da Oliveira e de S. Sebastião.”
Uma data que se tem vindo a comemorar durante a semana, com música a animar as noites na aldeia. Mário Teles, presidente da Junta de Freguesia de Morais, considera importante que uma idade como esta seja marcada pelos habitantes da localidade.
“Esta semana tem-se comemorado os 800 anos da freguesia o que é muito importante. Muitas pessoas talvez pensem que tem menos idade mas a realidade é esta, tem 800 anos.”
Uma forma de exaltar o orgulho da população na terra ao comemorar uma data significativa.
Palavras de Carlos Barroso, vice-presidente do município macedense.
“A aldeia tem 800 anos e existem registos nesse sentido. É, portanto, um marco, 800 anos não se fazem todos os dias, só se faz uma vez, e é uma idade bonita para esta freguesia. Por isso organizaram-se estas festas que duraram uma semana e que têm o epilogo hoje neste domingo.”
Grande parte da história de Morais foi-nos aqui indicada e a maior parte das pessoas ano a conheceria. No entanto, Morais exaltou o seu orgulho e eles estão contentes e em festa.”
No domingo a aldeia inaugurou ainda uma placa alusiva aos 800 anos de Morais.
(Foto: Rui Sousa)
Escrito por ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário