Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

BPI Seniores premeia duas instituições regionais

A Fundação Betânia, em Bragança, e a Associação Geolobo, em Vale de lobo, Mirandela, foram duas das vencedoras da 6ª edição do Prémio BPI Seniores.
O prémio atribuído pelo BPI e Fundação “La Caixa” contemplou o projecto da instituição brigantina, que tem um lar de idosos e serviço de apoio domiciliário, com 17 mil euros para implementar o projecto que pretende monitorizar dados vitais dos utentes em tempo real, como explicou Paula Pimental, a directora técnica da fundação. "É o projecto 'Mais Mais Mais', que é mais saúde, mais segurança e mais qualidade de vida e visa a aquisição de 51 tablets e um portátil que nos vai permitir uma solução inovadora focada no utente mas destinada aos profissionais de saúde. Permite realizar o registo de actividades de vida diárias, registos clínicos, tanto dos utentes da instituição como os do próprio domicilio. Vai permitir registar o estado de saúde dos pacientes e guardar essa informação".

Já a Geolobo recebeu 11 mil euros para dinamizar o projecto “Envelhecer Transmitindo Saberes e Sabores”. A presidente da direcção desta associação do concelho de Mirandela, Betina Teixeira, explica em que consiste a iniciativa. "Pretendemos ocupar o tempo livre dos idosos combatendo a solidão e o isolamento. Ao criarmos esta convivência estamos a promover a qualidade de vida e a retardar a capacidade de perdas intelectuais e motoras dos nossos idosos. Pretendemos equipar o centro de convívio com uma cozinha para depois fazermos almoços tradicionais e partilhá-los com a comunidade".

O BPI Seniores entregou 750 mil euros a 33 instituições em todo o país para apoiar projectos que visam promover a qualidade de vida e o envelhecimento activo e saudável de pessoas com mais de 65 anos. Em Trás-os-Montes, para além destas duas entidades premiadas pelo BPI Seniores, também o Centro Social e Paroquial de São Miguel de Lobrigos, em Santa Marta de Penaguião, e a Santa Casa da Misericórdia de Alijó foram contemplados.

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Fotografia: Fundação Betânia

Sem comentários:

Enviar um comentário