quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Em dia de aniversário da Rádio Brigantia recordamos o que fazia notícia no ano de fundação

Hoje a Rádio Brigantia faz 32 anos. Em 1986, ano em que a rádio nasceu, a região e o resto do mundo eram bem diferentes.
No primeiro dia de 1986, Portugal, assim como Espanha, entrava para a Comunidade Económica Europeia abrindo-se ao mundo e deixando de ficar confinado ao seu pequeno canto. Era um país bem diferente do actual, num globo que ainda estava dominado pela lógica da guerra-fria.

Por Bragança, numa altura em que a câmara era liderada por José Luís Pinheiro, começavam as actividades lectivas no Politécnico da cidade. A instalação da Escola Superior Agrária de Bragança deu-se em 1983 mas só três anos depois se iniciaram as aulas.

A 9 de Março Mário Soares tomava posse como Presidente da República Portuguesa, cargo que viria a ocupar durante dois mandatos. Foram as eleições mais disputadas da democracia portuguesa até à data com o país a dividir-se entre Soares e Freitas do Amaral, esquerda e direita. Mário Soares venceu na 2ª volta

A 26 de Abril teve lugar o acidente nuclear na Central Nuclear de Chernobil na Ucrânia (então parte da União Soviética). Foi considerado o pior acidente nuclear de sempre, produzindo uma nuvem radioactiva que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido. Calcula-se que tenham morrido cerca de 4 mil pessoas.

A 27 de Novembro o Cometa Halley cruzava novamente os céus.

No desporto, a Argentina sagrava-se campeã do mundo no México. Nesse ano Portugal voltava à competição mundial depois de uma ausência de 20 anos.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário