Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

MARIANA BRAGADA VIAJA PELAS RAÍZES ATRAVÉS DE ‘MÓNADA’

Meta é Mariana Bragada e ‘Mónada’ é o primeiro EP lançado pela brigantina. Os temas, todos cantados em português, transportam-nos para as nossas raízes.

Tem 22 anos, é natural de Bragança, e este ano participou no Festival da Canção. Meta é nome do projecto a solo de Mariana Bragada e acaba de lançar ‘Mónada’. Um EP composto por cinco canções em que sobressai a voz de Mariana Bragada.

O nome ‘Mónada’ é inspirado na teoria do filósofo alemão Leibniz, na essência que há em cada um de nós. “Mónada é a essência, é o nosso centro e que também pertence a um colectivo. Eu achei que fazia sentido este nome já que é o meu primeiro EP, feito apenas com a minha voz, a minha essência, e também pela multiplicação através da tecnologia”, explicou.

Este primeiro trabalho discográfico remete-nos para um ambiente familiar fruto das memórias e sensações recolhidas pela cantora. “O meu avô aparece no vídeo de ‘Saudade’ porque gravámos na minha aldeia, em Grijó de Parada, e mostra a recriação da barrela, em que se lavava, os lençóis brancos com cinza”.

E esta ligação às raízes traduz-se na escolha da data para lançamento do EP. ‘Mónada’ saiu a 20 de Outubro, o dia de aniversário do avô.

Em relação a Meta, a brigantina explica que o nome está relacionado com a ideia de metamorfose, mas também com o facto ser um prefixo, que pode adicionar a outras palavras. “Sinto que é uma parte de mim, outra criação. ‘Meta’ surge da palavra metamorfose, é um prefixo que posso adicionar a outras palavras como metafísica e, depois, a ideia da mutação que está muito presente.”.

Da experiência no Festival da Canção Mariana Bragada recolheu o melhor. “Ajudou-me a crescer a e tornar mais sério este meu caminho. Foi uma grande foça e uma motivação para fazer este EP. Sinto que cresci muito com esse desafio”, afirmou.

O EP de Mariana Bragada já está disponível nas plataformas digitais de streaming. ‘Mónada’ foi apresentado na segunda-feira, em Lisboa, no Music Box. Para o próximo domingo, dia 3, está agendada uma festa de lançamento na cidade do Porto, e no dia 9 de Dezembro é a vez de Aveiro conhecer a obra musical da cantora brigantina.

Jornalista: Susana Madureira

Sem comentários:

Enviar um comentário