Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

FELGUEIRAS RECEBE MAIS UMA EDIÇÃO DA ROTA DOS CERIEIROS

No próximo dia 20 de janeiro tem lugar em Felgueiras mais uma edição do passeio pedestre “Rota dos Cerieiros”.

A concentração está marcada para as 09h00 junto da Igreja Matriz de Felgueiras, contando o percurso com uma visita ao Museu da Cera.
Felgueiras, além de terra de ferreiros é também terra de moleiros, já que a ribeira de Santa Marinha que atravessa a aldeia possuía vários moinhos, fornecendo o pão para a vila e outras aldeias do concelho. Esta povoação encontra-se ligada à indústria da cera, que se desenvolveu sobretudo a partir dos meados do seculo XIX, conhecendo grande expansão que a tornou no maior centro distribuidor da região. São estas as tradições da freguesia que marcam a Rota dos Cerieiros, destacando-se o lagar comunitário da cera, a ribeira de Santa Marinha, as ruínas dos moinhos de água e os muros apiários. Muitos outros motivos há dignos de admiração e que bem identificam as lides comunitárias do povo de Felgueiras, como a Igreja Matriz, a fonte, o tanque da couraceira, a eira do meio, os palheiros, o ribeiro do Vale da Lousa e a capela de Nossa Senhora dos Prazeres.
O percurso tem cerca de 9 km de extensão, de dificuldade média e com a duração prevista de 02h30.
As inscrições estão abertas até dia 18 de Janeiro, na União de Freguesias de Felgueiras e Maçores, Gabinete do Desporto da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Loja Interativa de Turismo.

CM de Torre de Moncorvo

Sem comentários:

Enviar um comentário