Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Máscara do Amor é a próxima atração turística de Podence

 Está a ser construída na aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, mais uma atração turística


Depois do Baloiço do Careto, ao lado está-se a erguer agora a Máscara do Amor, que vai contar com banda sonora e a Albufeira do Azibo como pano de fundo.

O presidente dos Caretos, António Carneiro, explica em que consiste ao certo esta novidade:

“Vai ser uma máscara gigante, com quase cinco metros de altura e um coração, que terá a denominação de Máscara do Amor. Lá as pessoas poderão tirar fotografias.

A tradição dos caretos está muito relacionada com a parte da mulher porque antigamente o vestir-se de careto era uma forma de se aproximar da possível namorada.

A parte sexual está um misturada com a parte da tradição e, por isso, não estamos a descaracterizar nada, mas sim a ser criativos.

O desafio é que Portugal venha a Podence para se apaixonar por um careto.”

Atrativos que surgem para cativar turistas, o que parece estar a resultar em Podence.

Em declarações ao programa Conversa Aberta da Onda Livre, António Carneiro disse acreditar que a afluência de visitantes está a criar na aldeia um potencial económico que pode ser explorado:

“Não está descartada a hipótese de, por exemplo, nos próximos anos, haver barraquinhas para vender os produtos da região aos fins de semana. 

Só neste fim de semana tivemos à volta de 800 pessoas em Podence, que vieram ver os murais, o baloiço e a Casa do Careto.

É muita gente de fora que vem e faz as suas compras, por isso há um potencial económico que pode ser explorado.

Em termos hoteleiros, Podence tem na ordem de 140 camas, o que é bom para uma aldeia, e são estas dinâmicas que podem atrair mais gente ao território e fazer com que pessoas que muitas vezes não pensariam em voltar às origens o façam.”

Este ano o Entrudo Chocalheiro contou com menos atividades para evitar a concentração de visitantes na aldeia, devido à pandemia, o que se pensou poder compensar durante o verão, com um festival já batizado como Caretolândia.

No entanto, devido às restrições vigentes que impedem a realização de eventos do género, o mais certo é que fique adiado para 2022:

“O Festival Coretolândia tem na base a etnografia, em que os caretos poderão aparecer em duas situações.

O programa, que seria de sexta a domingo, já estava feito mas a pandemia veio complicar.

Penso que seria um festival que iria atrair muita gente ao território.

Vamos esperar até 2022 para que o festival possa ser materializado, pois este ano só acontecerá se a situação pandémica der uma volta grande.”


À espera de uma maior abertura está também a exposição 110 Máscaras 100 Rostos de Portugal, prevista para inaugurar em Lisboa, e conta com máscaras apadrinhadas por várias figuras públicas.

Fotos: Caretos de Podence
Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário