Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 10 de julho de 2021

Presidente da República diz que regadio é importante para o futuro da agricultura em Trás-os-Montes

 “Adiantado mental”: foi assim que o Presidente da República caracterizou Camilo de Mendonça, nas comemorações do centenário do nascimento do transmontano, esta sexta-feira, em Mirandela.
Camilo Mendonça foi responsável pela criação do Complexo Agro-Industrial do Cachão, em 62 e, por isso, impulsionador da agricultura e indústria em Trás-os-Montes.

“Ele viu aqui em Trás-os-Montes, com o projecto do Cachão, aquilo que era, mesmo na Europa, muito avançado. Há 60 anos criar a mudança que ele quis criar na agricultura, ligar a agricultura à indústria, criar novos canais comerciais, fazer isto longe de Lisboa, sem vias de comunicação, num regime de ditadura, em condições económicas e sociais muito diferentes das de hoje, foi excepcional”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois do 25 de Abril, o Complexo do Cachão tem vindo a cair em declínio e já são poucas as empresas que se mantêm. O chefe de Estado considera que a revitalização da agricultura passa agora pela aposta no regadio.

“O que se trata agora, num futuro próximo, e até na utilização de fundos europeus, é de apostar em aproveitamentos hidroagrícolas e na importância da água para Trás-os-Montes. O regadio é fundamental para a nossa agricultura e essa é uma posta de futuro como era vista de futuro há 60 anos”, referiu.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou também as assimetrias que existem no país, entre o interior e litoral, que devem ser mudadas.

“O problema é que ainda temos desigualdades muito grandes territoriais e não podem haver portugueses de primeira ou de segunda, ou de terceira e isto aplica-se também às desigualdades sociais todas”.

Esta sexta-feira, o Presidente da República esteve também em Macedo de Cavaleiros, em Vilarelhos, no concelho de Alfândega da Fé, terra natal de Camilo de Mendonça, e na barragem do Peneireiro, em Vila Flor, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do transmontano.

Camilo de Mendonça era padrinho de baptismo de Marcelo Rebelo de Sousa.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário