Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de julho de 2021

“Vai dar Raia” para relembrar memórias do contrabando

 “Vai dar Raia” pretende dar a conhecer a história da região associada ao contrabando e aos passadores
O projecto é da Associação de Municípios do Douro Superior. Segundo o secretário-geral, Nuno Trigo, o objectivo é dar a conhecer o património cultural e paisagístico dos concelhos raianos. “O evento é essencialmente dedicado ao contrabando e aos passadores. Visa colocar em evidência aquele que se considera ser um apelativo património identitário cultural do território, baseado nos acontecimentos históricos que se encontram enraizados na região”.

A estratégia passa por criar eventos e rotas nos municípios abrangidos pela associação, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, e ainda os municípios de Figueira de Castelo Rodrigo e Foz Côa, no distrito da Guarda. “Vão ser criadas diversas rotas pedestres sobre diversos temas. Os visitantes podem vivenciar in loco aquilo que foi toda esta história”.

Prevê-se que alguns eventos aconteçam ainda este mês e que o projecto esteja totalmente implementado até ao final do ano. “Vai dar Raia” pretende reavivar histórias e património associado ao contrabando nos concelhos perto da fronteira.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário