Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de julho de 2024

IPB recorre a inteligência artificial para reduzir abandono escolar

 O Instituto Politécnico de Bragança tem recorrido a inteligência artificial (AI) para reduzir o abandono escolar.


O objetivo é analisar o perfil dos alunos e identificar algumas variáveis que apontem para esse risco.

“Temos vindo a desenvolver políticas e estratégias para redução do abandono escolar e aumento do sucesso escolar, baseadas numa deteção precoce dos riscos de abandono. Criámos um algoritmo de inteligência artificial que analisa diversas variáveis e nos permite perceber e um aluno está em risco de abandono”, explicou o presidente do IPB, Orlando Rodrigues, ao Mensageiro de Bragança.

De acordo com o mesmo responsável, “essa solução já está a ser utilizada por outras universidades, porque tem essa vantagem de procurar antecipar as situações de risco”.

Orlando Rodrigues garante que já “têm sido sinalizadas algumas situações”. “Procuramos implementar um programa de tutorias e mentorias, ou seja, de apoio por parte de professores que, voluntariamente, se disponibilizam para, fora das tarefas pedagógicas normais, apoiarem esses alunos e mentores (colegas que ajudam outros colegas)”, explicou.

“O que procuramos fazer nessas situações é ver se há alguma componente social que potencie esses riscos e dar o apoio pedagógico que é preciso, mais focado nesses alunos”, disse ainda Orlando Rodrigues.

O presidente do IPB revela que, desde a pandemia, tem-se verificado mais abandono escolar.

“É verdade que os números do abandono escolar subiram um pouco a seguir à pandemia e ainda não recuperaram. É mais ou menos um panorama geral de todas as instituições.

Nem somos das instituições com uma taxa de abandono mais alta, estamos numa situação intermédia. Mas é uma situação que nos preocupa muito”, garantiu.

António G. Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário